Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cor dá nova imagem e nova vida a bairro mexicano

O projeto artístico teve outras repercussões além da estética.

Notícias ao Minuto

23:52 - 27/07/15 por Notícias ao Minuto

Mundo Arte

No bairro de Palmitas, no México, um grupo de artistas mexicanos recebeu uma proposta do governo para fazer rejuvenescer o bairro da cidade de Pachuca.

German Crew, o nome do grupo de artistas, aceitou a proposta e deu azo à imaginação. Melhorou a estética do bairro, mas não só: uniu uma comunidade que estava fragmentada. As fachadas de 209 casas foram pintadas e o espaço de cerca de 20 mil metros quadrados tem agora um novo ar.

Foram precisos dois meses para que tal acontecesse e o resultado é único. Ao todo, o grupo utilizou 180 cores para a realização do mural, e cada tom tem um significado e uma relação com a alma das pessoas do bairro, de acordo com Enrique Goméz, um dos artistas e representantes da German Crew.

O bairro de Palmitas, com 45 anos de existência, é conhecido no México pela (muita) vulnerabilidade social, onde existem famílias de baixos recursos financeiros e onde a violência entre os jovens é elevada. Além disso, as divergências e conflitos entre famílias dos bairros já resultaram na perda de vidas humanas.

Graças a este projeto, foi possível unir a comunidade como até então nunca tinha sido possível. “Graças ao projeto deste macromural, há 7 meses que se erradicou a violência entre os jovens. Os dois gangues que tinham problemas há anos e conflitos muito pesados trabalham agora juntos numa mesma equipa, tolerando-se, respeitando-se e sem nenhum conflito.”, explicou Gómez em entrevistas aos media mexicanos.

Esta é a prova viva de que a arte pode funcionar ao serviço da humanidade, unindo-a e embelezando-a.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório