Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Cinco membros de cartel de droga mortos em confrontos

Pelo menos cinco membros do cartel Cavaleiros Templários morreram em confrontos armados com a polícia no estado mexicano do Michoacán, informaram, este sábado, fontes oficiais.

Cinco membros de cartel de droga mortos em confrontos
Notícias ao Minuto

09:20 - 01/02/15 por Lusa

Mundo México

Os confrontos ocorreram numa zona montanhosa de difícil acesso, pertencente ao município de Tumbiscatío, um dos principais bastiões do grupo de crime organizado, segundo fontes do governo estadual.

O conflito armado foi desencadeado por uma operação levada a cabo por agentes da Força Rural em busca de Servando Gómez Martínez, atual líder do cartel que as autoridades mexicanas presumem estar escondido nas montanhas do estado de Michoacán.

Polícias federais dirigem-se para o local dos confrontos para apoiar os agentes da Força Rural, comando através do qual se legalizaram as forças de autodefesa e grupos de vigilantes, muitas vezes da iniciativa da sociedade civil, que surgiram no início de 2013 para lutar contra os traficantes de droga no estado do Michoacán.

Os Cavaleiros Templários surgiram em dezembro de 2010 após uma cisão no cartel da Família Michoacana e, desde então, têm aumentado o poder na região.

Para além do tráfico de droga em direção aos Estados Unidos, o grupo é acusado de extorsão, sequestros e homicídios.

Os seus chefes foram identificados como Nazario Moreno González, supostamente abatido pela polícia em 2010 mas cujo cadáver nunca apareceu; Dionisio Loya Plancarte "El Tío"; Enrique Plancarte Solís, "El Kike", e Servando Gómez Martínez, "La Tuta".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório