Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ser inteligente não é assim tão importante

Afinal, a inteligência pode não ser o fator mais importante quando está em causa o sucesso de um aluno na escola. A personalidade, nomeadamente a vontade e curiosidade de aprender coisas novas, pode ter muito mais influência resultados que surgem nas pautas de avaliação, refere o Huffington Post.

Ser inteligente não é assim tão importante
Notícias ao Minuto

10:37 - 12/01/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Quando nos referimos a conquistas académicas, a inteligência é um fator importante, mas não o mais importante, refere o Huffington Post.

Com base num estudo australiano, o Huffington Post afirma que a personalidade ajuda a prever muito mais facilmente o sucesso de um aluno do que a inteligência. Isto porque os estudantes com uma mente mais aberta e descontraída revelam ter melhores resultados escolares do que aqueles que são apenas inteligentes.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas australianos compararam as cinco grandes características de uma personalidade com as suas notas. Pediram, também, que respondessem a testes de personalidade e que outros alunos os descrevessem.

Com base nas informações recolhidas, verificaram que a autoavaliação realizada pelos estudantes revelou que os alunos que possuem estas características tinham muito mais tendência a ter melhores notas do que aqueles que eram simplesmente considerados inteligentes.

Os investigadores perceberam, também, que os alunos mais abertos a novas experiências tinham melhores notas, até porque esta característica esta relacionada com a curiosidade e gosto em aprender.

“Em termos práticos, o entusiasmo e o esforço que os alunos revelam é tão importante quanto o facto de estes serem ou não inteligente”, afirma o autor do estudo, Artur Poropat, da Universidade de Psicologia Aplicada de Griffith.

Segundo o especialista, o estudo ganha maior relevo uma vez que prova que as crianças que podem não ser consideradas inteligentes através das análises tradicionais, podem ser tão bem sucedidas na escola como as crianças com maiores níveis de inteligência. Isto porque as características de personalidade são mais fáceis de moldar e trabalhar do que a inteligência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório