Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Governo decreta estado de emergência na Península do Sinai

O Egito decretou hoje o estado de emergência, durante três meses, em parte do norte e do centro da Península do Sinai, anunciou a Presidência do país, depois de um atentado suicida matar 30 soldados.

Governo decreta estado de emergência na Península do Sinai
Notícias ao Minuto

20:07 - 25/10/14 por Lusa

Mundo Egito

O estado de emergência começa no sábado de manhã, a partir das 05:00 locais (04:00 de Lisboa) e é acompanhado de recolher obrigatório.

A decisão presidencial ocorre depois do ataque mais mortífero contra as forças militares desde a destituição do Presidente islamita, Mohamed Morsi, em julho de 2013.

O atentado, que ocorreu no norte da Península, causou também dezenas de feridos.

Os ataques nesta região têm vindo a aumentar desde a deposição de Morsi e são sobretudo reivindicados por grupos 'jihadistas', que afirmam que estes atos são uma retaliação pela violenta repressão que atinge os apoiantes do ex-governante islamita há mais de um ano.

Geralmente, os ataques têm como alvo as forças de segurança, mas também têm provocado vítimas civis.

O atentado de hoje tinha como alvo um posto de controlo do exército a noroeste de Al-Arich, capital da província do Norte do Sinai, segundo responsáveis das forças de segurança que preferiram não ser identificados.

"A maioria dos feridos são feridos graves e nem todos foram ainda transportados para o hospital", disse, em declarações à agência francesa AFP, um responsável do Ministério da Saúde na província do Norte do Sinai, Tarek Khater.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório