Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

ONG timorense recomenda mais patrulhas policiais para evitar violência sexual

A organização não-governamental timorense Belun recomendou hoje, em comunicado divulgado à imprensa, para a Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) realizar mais patrulhas em determinadas zonas da cidade de Díli para prevenir incidentes de violência sexual.

ONG timorense recomenda mais patrulhas policiais para evitar violência sexual
Notícias ao Minuto

09:49 - 30/07/14 por Lusa

Mundo Segurança

Segundo a Belun, durante o último ano registaram-se vários casos de violência sexual em determinadas zonas de Díli frequentemente mal iluminadas.

"Os incidentes foram registados em áreas públicas, nomeadamente na estrada da praia em Pantai Kelapa (que liga a embaixada dos Estados Unidos ao Farol), Bairro Formosa, Petramina, Bebonuk, Tasi Tolu, Metiaut e Cristo Rei", refere a organização.

Para evitar que os "incidentes relacionados com violência sexual continuem a preocupar as comunidades em Timor-Leste", a organização timorense pede à PNTL para dar formação aos seus agentes para estarem preparados para lidar com estes casos e aumentarem as patrulhas policiais nas áreas identificadas.

A Belun recomenda também à polícia para garantir que o número de emergência 112 "seja sempre atendido e que garanta uma rápida resposta".

"Com as recomendações, a Belun espera que sejam feitos esforços coordenados para combater atitudes e comportamentos problemáticos que podem levar a incidentes de violência sexual", sublinha a organização não-governamental.

Para a Belun, é preciso que a polícia, governo e comunidades trabalhem em conjunto para combater atitudes em relação às mulheres para "criar uma sociedade onde todas as pessoas, incluindo as mulheres, sejam respeitadas e se possam sentir seguras".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório