Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Governo do Mali e grupos armados acordam "fim das hostilidades"

O Governo do Mali e seis grupos armados assinaram hoje em Argel um documento sobre o "fim das hostilidades" no âmbito das negociações de pez neste país do Sahel, referiu a agência noticiosa AFP.

Governo do Mali e grupos armados acordam "fim das hostilidades"
Notícias ao Minuto

20:24 - 24/07/14 por Lusa

Mundo Documento

As duas partes assinaram um "roteiro" com o objetivo de "estabelecer as bases para negociações de paz destinadas a permitir uma solução global e negociada", segundo o documento divulgado pela AFP.

O Governo de Bamako e os grupos armados do Mali iniciaram em 17 de julho, sob mediação da Argélia, negociações para tentar obter uma acordo de paz num país que permanece instável, apesar de uma intervenção armada internacional ainda em curso.

Os grupos signatários são o Movimento Nacional de Libertação do Azawad (MNLA), o Alto Conselho para a Unidade de Azawad (HCHA), o Movimento Árabe de Azawad (MAA), o Movimento Árabe de Azawad -- dissidente (MAA -- dissidente), a Coordenação para o Povo de Azawad (CPA), e a Coordenação dos Movimentos e Frentes Patrióticas de Resistência (CM-FPR).

A assinatura dos dois documentos constitui um "resultado satisfatório que vem coroar a fase inicial do diálogo" entre todas as formações, considerou o ministro dos Negócios Estrageiros argelino, Ramtane Lamamra, numa breve declaração.

As negociações de Argel devem ser retomadas no mês de agosto, na perspetiva de um acordo final sobre a partilha do poder previsto para o outono e que deve excluir a independência da região norte do país.

Em 18 de junho de 2013 tinha já sido obtido em Ouagadougou, no Burkina Faso, um acordo provisório entre as partes que permitiu a realização das eleições legislativas e presidenciais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório