Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente timorense sublinha natureza global da organização

O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, destacou hoje que a realização da cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em Díli sublinha a natureza global da organização.

Presidente timorense sublinha natureza global da organização
Notícias ao Minuto

06:20 - 23/07/14 por Lusa

Mundo CPLP

"A CPLP reúne-se pela primeira vez na Ásia. Esta conferência sublinha a natureza realmente global da nossa comunidade", afirmou Taur Matan Ruak, num curto discurso, que marcou a abertura da X Conferência de chefes de Estado e de Governo da organização.

Para o Presidente timorense, a CPLP registou êxitos nos últimos 18 anos, ao mesmo tempo que se consolidou o que provocou o "crescente interesse e admiração por partes de outros Estados".

"A presidência de Timor-Leste é uma oportunidade que devemos aproveitar para desenvolver a nossa contribuição dando continuidade ao importante trabalho já realizado e alargando, quando possível, a influência e ação da nossa comunidade", sublinhou.

No discurso, Taur Matan Ruak destacou também o regresso da Guiné-Bissau à organização após suspensão na sequência do golpe de Estado de 2012, saudando a participação nos trabalhos do primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira.

O chefe de Estado timorense terminou o discurso com o envio de saudações ao povo da Guiné Equatorial.

A Guiné Equatorial, cujo Presidente, Teodoro Obiang, chegou terça-feira a Díli, poderá ser hoje admitida como Estado-membro da CPLP.

Segundo a agenda da conferência distribuída à imprensa, os chefes de Estado e de Governo da CPLP devem decidir ainda antes da paragem dos trabalhos para o almoço sobre a adesão da Guiné Equatorial à organização.

Após a decisão dos chefes de Estado está prevista uma pausa para café, seguido de uma intervenção do Presidente Teodoro Obiang.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório