Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Patrões já não vão na típica conversa da constipação repentina

Nariz entupido, garganta seca ou espirros consecutivos. É melhor vestir um casaco e ir trabalhar, já que os patrões não vão mais na conversa das constipações.

Patrões já não vão na típica conversa da constipação repentina
Notícias ao Minuto

08:51 - 02/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Faltas

Na hora de faltar ao trabalho, são muitas as desculpas que podem ser dadas. Mas nem todas são vistas com bons olhos pelos patrões.

Segundo um levantamento feito pela AXA PPP Healthcare junto de mil empregadores, apenas 41,6% defende que uma gripe pode justificar uma falta, uma vez que preferem não ter um ou outro funcionário doente no escritório.

As dores nas costas são uma desculpa aceitável para 38,5% dos patrões entrevistados e as lesões devido a acidente para 38,2%. O stress apenas é aceite por 35,4% e a cirurgia eletiva (em que se consegue escolher a data) por 35,2%.

A ansiedade é somente aceitável para 25,4% dos patrões, enquanto a constipação apenas leva a melhor em 23,8% dos casos, não sendo a desculpa mais adequada a apresentar. Já a enxaqueca apenas é justificável para 21,7% dos patrões inquiridos.

Mas os números apresentados pela seguradora e citados pelo The Independent revelam duas realidades preocupantes e graves: a primeira refere-se ao facto de apenas 24,5% dos patrões aceitarem a depressão como desculpa plausível para não ir trabalhar; a segunda, ao facto de as pessoas com depressão continuarem a esconder esta condição mental, com medo de represálias por parte da entidade empregadora.

Dos mil empregados questionados pela seguradora, a maioria confessou não ter coragem para contar ao patrão que padece de uma condição mental, seja depressão, ansiedade ou stress. Enquanto 77% afirma dizer a verdade quando em causa está uma lesão física, apenas 39% confessa ser honesto no caso de problemas mentais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório