Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Investigação nacional diz que Diabetes afeta a fertilidade masculina

O estudo da Universidade de Coimbra foi publicado na revista científica Reprodution.

Investigação nacional diz que Diabetes afeta a fertilidade masculina
Notícias ao Minuto

09:48 - 29/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Uma investigação inovadora levada a cabo na da Universidade de Coimbra vem relacionar a Diabetes com a fertilidade masculina, sugerindo que a hiperglicemia influencia mais o processo da formação dos espermatozoides – a espermatogénese –, do que os espermatozoides em si.

De acordo com o estudo, divulgado numa nota enviada às redações, “o nível elevado de açúcar [a hiperglicemia] desempenha um papel importante, mas não decisivo, na disfunção do espermatozoide maduro”.

Mais concretamente, explica o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), os níveis elevados de açúcar “não têm efeito direto nos espermatozoides, mas poderão comprometer a produção de esperma”, contribuindo assim para a infertilidade masculina.

Sandra Amaral, investigadora do grupo de ‘Biologia da Reprodução e Células Estaminais’ do CNC, é a mentora deste estudo que se realizou num sistema in vitro, “possibilitando controlar e identificar todas as condições às quais os espermatozoides são expostos”.

“Apesar de a Diabetes ser uma doença multifatorial, existem várias indicações de que a hiperglicemia será o principal promotor das alterações promovidas pela doença. Contudo, não excluímos a possibilidade do envolvimento de outros fatores, como o stress oxidativo ou processos inflamatórios que, conjuntamente com a hiperglicemia, poderão ter efeitos igualmente nefastos nos espermatozoides”, explica Sandra Amaral, que contou com a colaboração com o serviço de Reprodução Humana do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Esta investigação, salienta ainda a mesma nota, teve como primeiras autoras as investigadoras Renata Tavares e Joana Portela, num grupo composto ainda por Paula Mota e João Ramalho-Santos, Presidente do CNC.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório