Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 28º

Quinoa, abacate, aveia e óleo de coco. A 'nova' alimentação dos bebés

Depois de um período de amamentação exclusiva, até aos seis meses, os bebés devem ser acostumados a uma alimentação saudável e nutritiva. E que não tenha açúcar.

Quinoa, abacate, aveia e óleo de coco. A 'nova' alimentação dos bebés
Notícias ao Minuto

10:21 - 28/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dieta

Sem açúcar. Este é principal aspeto na alimentação de um bebé.

Quem o diz é Andreia Revez, do Centro Pré e Pós Parto, que, ao Diário de Notícias, revela que os pais devem habituar as crianças a ter uma alimentação saudável e nutritiva após os seis meses de amamentação exclusiva.

Essa mesma alimentação não deve, porém, implicar uma mudança drástica no cardápio diário dos pais, contudo, deve ter em conta a necessidade de evitar que o bebé consuma alimentos processados, ricos em açúcar e gorduras saturadas.

O ideal, diz a especialista a quem cada vez mais pais recorrem à procura de uma dieta saudável para os bebés, é procurar uma alimentação que “dê suporte intestinal se agredir os intestinos”. Deve, assim, começar pelos tubérculos, como a batata-doce.

Entre os seis e os sete meses podem ser introduzidos outros vegetais, à exceção de tomate, pimento, beringela, beterraba, espargos, espinafres e aipos, que devem ser dados aos bebés a partir dos oito meses.

Quanto às papas, explica ao Diário de Notícias, os pais podem substituir as processadas que são vendias nas grande superfícies por papas caseiras feitas com aveia, quinoa, trigo-sarraceno, milho-miúdo ou arroz. “Pode ser usado abacate e depois combinar os ingredientes com fruta e uma colher de chá de óleo de coco para se juntar uma gordura”, sugere.

E se os bebés fizerem careta? Volta-se a dar. Esta especialista diz que a reação dos bebés não é, necessariamente, sinal de desagrado, mas sim de estranheza e, por isso, deve-se sempre “insistir pelo menos dez vezes”.

O glúten é outro nutriente que deve apenas ser adicionado à dieta do bebé depois dos seis meses e de forma gradual. Para quem o quer evitar ou substituir nos snacks, a melhor opção recai nos alimentos naturais, como cenoura cozida, tiras de maçã, pedaços de abacate ou ovas de peixe, refere Revez, defendendo que estes alimentos conseguem “estimular a mastigação” e evitar a ingestão precoce de açúcar, o ‘veneno’ da atualidade e presente na grande maioria dos alimentos comprados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório