Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Três coisas que pode ‘apanhar’ na piscina

Achava que a piscina tratada com cloro era um lugar esterilizado? Pense melhor. As piscinas partilhadas podem representar alguns riscos para a saúde. Dizemos-lhe quais.

Três coisas que pode ‘apanhar’ na piscina
Notícias ao Minuto

16:15 - 30/06/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Seja na piscina de um hotel, num parque aquático ou na piscina do ginásio, este espaço partilhado pode esconder alguns riscos para a sua saúde e dos mais pequenos.

De facto, como relatada a Health, as contaminações ocorridas em jacuzzis e piscinas têm aumentado nos últimos anos. Saiba o que é que pode apanhar numa piscina partilhada e como deve atuar.

Diarreia: Uma das principais causas das más disposições depois de uma ida à piscina é um parasita chamado cryptosporidium, que provoca diarreia, dor de estômago e náuseas. Estes sintomas podem durar até duas semanas e o parasita chega à água no casos de as fezes (mesmo pequenos vestígios que permanecem se a pessoa não tiver tomado banho antes de ir para a piscina) de uma pessoa infetada chegarem à piscina. Este parasita é resistente ao cloro e sobrevive durante longos períodos no exterior do corpo.

Proteja-se: Este parasita espalha-se quando ingere água contaminada da piscina acidentalmente ou toca na boca com as mãos por lavar. Não toque no rosto antes de ter tomado o seu duche depois da piscina, com sabão e água quente.

Conjuntivite: Olhos irritados, sensação de ardor, lágrimas e vermelhidão podem surgir devido a uma reação alérgica ao cloro, ou devido a uma infeção, caso a piscina não tenha cloro suficiente. Também acontece se as pessoas não tomarem banho antes de irem para a piscina ou se fizerem xixi na água.

Proteja-se: Basta usar uns óculos de água para proteger os seus olhos de tudo isto. Escolha um modelo justo e coloque-os sempre que mergulhar.

Erupção cutânea: Esta infeção na pele causa comichão e vermelhidão, muitas vezes mais graves nas zonas cobertas pelo fato de banho. Ocorre com mais frequência no jacuzzi e piscinas de água quente. O cloro é eficaz a matar o germe que provoca esta irritação mas a água quente e a pressão da água do jacuzzi fazem com que o cloro dure menos.

Proteja-se: Guarde a ida ao jacuzzi para o final do seu dia de piscina. No final, tome banho e lave o seu fato de banho antes de o voltar a usar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório