Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Função Pública com corte duplo e mais horas do que privado

A nova tabela salarial única na Função Pública, anunciada por Passos Coelho, na sexta-feira, significará um novo corte nos salários, pois os actuais cortes entre 3,5% e 10% mantêm-se, avança o Diário Económico. Por sua vez o Jornal de Negócios avança também com outro prejuízo para os funcionários públicos que com o aumento do horário de trabalho vão ‘fazer’ mais horas do que o privado.

Função Pública com corte duplo e mais horas do que privado
Notícias ao Minuto

09:18 - 07/05/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Novas medidas

A introdução de uma tabela salarial única na Função Pública, anunciada por Passos Coelho na sexta-feira, como uma das medidas substitutivas do chumbo de quatro normas do Orçamento pelo Tribunal Constitucional, traduzir-se-á num corte duplo nos salários dos funcionários públicos, pois reduções remuneratórias entre 3,5% e 10% já estão em vigor.

De acordo com o Diário Económico, a poupança estimada pelo Governo assume a sobreposição de medidas. Tudo vai depender do desenho da nova tabela salarial, mas sabe-se que a intenção do Executivo de Passos é aproximar o sector público do privado em termos de remunerações. É que um estudo recente concluiu que os trabalhadores com menos qualificações eram mais bem pagos pelo Estado do que pelas empresas.

Na mesma senda de equiparar público e privado está também a extensão do horário de trabalho dos funcionários públicos para 40 horas. No entanto, o jornal de Negócios levanta a questão de se estarem a comparar limites diferentes.

No privado o limite máximo do horário de trabalho são 40 horas, mas segundo o secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, esse horário será a regra e não o limite máximo, ou seja os funcionários públicos ficarão com uma semana mais longa do que muitos trabalhadores do privado, de acordo com o Jornal de Negócios.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório