Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

DECO exige extensão do prazo para validação de faturas

O prazo para validar faturas no site termina a 15 de fevereiro, próxima segunda-feira.

DECO exige extensão do prazo para validação de faturas
Notícias ao Minuto

18:30 - 12/02/16 por Carolina Rico

Economia IRS

A DECO está a exigir uma extensão do prazo para os contribuintes validarem as suas faturas no portal e-fatura, numa altura em que faltam apenas dois dias para o fim do prazo e ainda há uma série de problemas a resolver.

Além da “incapacidade de resposta da máquina fiscal para prestar esclarecimentos aos contribuintes”, a associação de defesa dos consumidores condena as “decisões ziguezagueantes”, como a indicação de que se deve guardar a fatura quando inicialmente se disse que não era necessário.

Recorde-se que entrou em vigor na passada segunda-feira o regime transitório que permite aos contribuintes apresentarem outras despesas de educação, saúde, lares e imóveis que não estejam registadas no e-fatura no momento da entrega da declaração de IRS, desde que guardem os comprovativos em papel.

Também “os inacreditáveis períodos de manutenção do site em pleno final do prazo” são alvo de crítica. O sistema informático das Finanças esteve parado ontem à tarde e também esta sexta-feira de manhã, tendo voltado a funcionar a meio da tarde.

Ao Notícias ao Minuto, o presidente do sindicato dos Trabalhadores dos Impostos disse que as repartições das Finanças não estão a conseguir responder a todos os pedidos dos contribuintes e a DECO diz ter registado um aumento seu serviço de apoio telefónico e plataforma online.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório