Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Operadores ferroviários comprometem-se a poupar 66 mil milhões

Setenta operadores ferroviários internacionais, entre os quais a CP e a Infraestruturas de Portugal (IP), assinam hoje em Paris um compromisso para reduzir as emissões de CO2 em 50% e poupar 66 mil milhões de euros até 2050.

Operadores ferroviários comprometem-se a poupar 66 mil milhões
Notícias ao Minuto

17:15 - 28/11/15 por Lusa

Economia Garantia

Setenta operadores ferroviários internacionais, entre os quais a CP e a Infraestruturas de Portugal (IP), assinam hoje em Paris um compromisso para reduzir as emissões de CO2 em 50% e poupar 66 mil milhões de euros até 2030.

Promovido pela União Internacional dos Caminhos de Ferro (UIC), o Compromisso Ferroviário de Responsabilidade Climática representa, segundo o diretor-geral da UIC, Jean-Pierre Loubinoux, um contributo do transporte ferroviário e urbano para o combate as alterações climáticas, que se traduz num ganho ambiental de 70 mil milhões de dólares (66 mil milhões de euros) até 2050, o que espera constituir "um incentivo os decisores políticos a investir mais nos caminho-de-ferro".

O diretor-geral da UIC destacou a sustentabilidade ambiental deste meio de transporte face ao rodoviário, lembrando que um comboio transporta mil pessoas, mas seria necessário usar 20 autocarros e 500 carros para levar o mesmo número de passageiros e apontou o envolvimento neste compromisso de meios tão diferentes como os caminhos de ferro portugueses ou os chineses, que considerou ser "extraordinário e simbólico".

O presidente da CP, Manuel Queiró, assinalou que a CP está também empenhada em reduzir as suas emissões a nível nacional, o que se passa, por exemplo, pela redução de material circulante com locomoção a diesel e eficiência energética na tração elétrica, com melhorias a nível da condução.

O compromisso climático hoje assinado surge no âmbito da 21ª Conferência das Partes (COP21) da Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que tem início na segunda-feira em Paris.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório