Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Vinhos do Alentejo promovidos em festa a partir de sábado em Borba

A Festa da Vinha e do Vinho começa no sábado na cidade de Borba, no distrito de Évora, com a participação de cerca de 80 expositores, com destaque para os produtores do Alentejo, divulgou hoje o município.

Vinhos do Alentejo promovidos em festa a partir de sábado em Borba
Notícias ao Minuto

10:22 - 02/11/15 por Lusa

Economia Festa

A 24.ª edição do certame dedicado ao vinho e à vinha, que recebe todos os anos milhares de visitantes, vai decorrer até ao dia 15 deste mês, no pavilhão de eventos, com entrada livre, para promover, sobretudo, os vinhos do Alentejo, com a participação de produtores que apresentam as suas marcas para degustação e venda.

O presidente do município de Borba, António Anselmo, disse hoje à agência Lusa que o certame pretende "promover os vinhos de Borba, onde há boas adegas, e também os vinhos de outras zonas do Alentejo".

"Promover Borba e todo o Alentejo, sobretudo o seu vinho de qualidade e tudo o que a região tem de bom, como a gastronomia, os produtos regionais e o artesanato", são outros objetivos do evento, segundo o autarca.

António Anselmo realçou ainda que este certame faz "mexer o comércio de Borba e os restaurantes da feira e da cidade" e tem um programa com "muita animação".

A festa inclui um conjunto de eventos temáticos dedicados aos vinhos e enoturismo, gastronomia, produtos e doçaria regionais, artesanato e equipamentos e serviços vitivinícolas.

O certame, que serve de apresentação do vinho novo dos produtores locais pelo São Martinho, pretende ainda promover os produtos regionais, dando especial realce à produção vinícola regional e aos queijos, enchidos, pão, azeite, mel, frutos secos e doçaria regional.

O artesanato conta com expositores de várias localidades do país, nas mais diversas expressões, como o barro, tapeçaria, madeira e cortiça.

Com palco numa das mais importantes regiões vitivinícolas do Alentejo, o certame está a cargo do município, Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA), Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O programa inclui um circuito das tascas no dia inaugural e, ao longo dos nove dias, engloba, entre outras iniciativas, provas de vinhos, atuação de grupos de música popular e corais alentejanos, bandas filarmónicas, encontro de folclore, animação de rua, colóquios, atividades desportivas e um cortejo etnográfico, no dia do encerramento.

Para o dia de São Martinho, está previsto um arraial com oferta de castanhas e vinho de talha e para o dia 12 está marcada uma noite de fados.

O município de Borba e as unidades de enoturismo do concelho associaram-se às comemorações do Dia Europeu do Enoturismo, cuja 7.ª edição se celebra no próximo domingo, com visitas a adegas do concelho e provas de vinho, durante o período da festa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório