Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Banco de Portugal atualiza hoje previsões para a economia portuguesa

O Banco de Portugal divulga hoje o Boletim Económico de outubro, atualizando as suas estimativas referentes à economia portuguesa no conjunto deste ano, depois de ter previsto um crescimento económico de 1,7% do PIB em junho.

Banco de Portugal atualiza hoje previsões para a economia portuguesa
Notícias ao Minuto

06:23 - 07/10/15 por Lusa

Economia Boletim

No Boletim Económico de junho, o banco central estimava um crescimento económico de 1,7% este ano, de 1,9% em 2016 e de 2% em 2017, praticamente em linha com as estimativas inscritas pelo Governo no Programa de Estabilidade 2015-2019.

Na altura, a instituição liderada por Carlos Costa estimava uma taxa de inflação de 0,5% este ano, de 1,2% no próximo e de 1,3% em 2017. O Executivo antecipa uma taxa de inflação negativa este ano (-0,2%) e positiva de 1,3% e 1,4% nos dois próximos anos.

O Banco de Portugal atualiza as suas projeções económicas um dia depois de o Fundo Monetário Internacional (FMI) também o ter feito: a instituição liderada por Christine Lagarde manteve as suas previsões e estima que a economia portuguesa cresça 1,6% este ano e 1,5% no próximo.

O FMI continua a não acreditar que Portugal consiga reduzir o défice abaixo dos 3% do PIB este ano, o que, a confirmar-se, manterá o país em défice excessivo, em conformidade com as regras europeias.

Também no que diz respeito à dívida pública, o Fundo piorou as estimativas para a dívida pública portuguesa deste ano e do próximo, mantendo-se mais pessimista do que o Governo e prevendo que continue a representar mais de 125% do PIB nos dois anos.

Já a Comissão Europeia, segundo as previsões de primavera (divulgadas em maio; são as mais recentes de Bruxelas), estima que a economia cresça 1,6% em 2015 e 1,8% em 2016, que o défice desça para 3,1% e para 2,8% e que a dívida atinja os 124,4% e os 123% nos dois anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório