Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Fundo Municipal (ainda) à espera do contributo de 18 autarquias

Instrumento de ajuda às Câmaras Municipais ainda não recebeu as contribuições devidas. Oposição às regras e atrasos colocam incumpridores em risco de ser penalizados pelo Estado.

Fundo Municipal (ainda) à espera do contributo de 18 autarquias
Notícias ao Minuto

09:04 - 31/08/15 por Notícias ao Minuto

Economia Apoio

Há 18 autarquias portuguesas que ainda não contribuíram para o Fundo de Apoio Municipal. Segundo o Diário Económico, o mecanismo de resgate financeiro das Câmaras Municipais está à espera de receber uma pequena parte do dinheiro devido, equivalente a 2% do financiamento total do primeiro semestre.

Entre as autarquias em falta, destacam-se municípios como Sintra, que já interpôs uma providência cautelar em tribunal para travar a utilização do Fundo. Matosinhos está também na lista de incumpridores, que inclui as autarquias que pagaram apenas uma parte do valor devido.

Loures, Vila Nova de Gaia, Braga e Amadora são exemplos de Câmaras que transferiram parcialmente o dinheiro. Em declarações ao Económico, uma fonte da autarquia amadorense falou de uma obrigação “muito penalizadora”, juntando-se Às críticas feitas pelo presidente de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Henriques: “Este fundo é um instrumento muito injusto e penalizador, criado pelo governo para atrofiar ainda mais o poder local”.

Os municípios com valores em falta correm o risco de ser alvo de penalizações, podendo ver as verbas em falta ser retidas nas transferências do Orçamento do Estado ou nas receitas de impostos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório