Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Há um ano caiu o BES. E agora, Novo Banco?

Há um ano deu-se o colapso do segundo maior banco privado português.

Há um ano caiu o BES. E agora, Novo Banco?
Notícias ao Minuto

08:00 - 03/08/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Vendas

Os três candidatos à compra do Novo Banco entregaram ofertas bastante abaixo dos 4.900 milhões de euros injetados pelo Estado naquela instituição, o que levou o Banco de Portugal (BdP) a pedir para que as propostas fossem melhoradas.

Os chineses do Anbang, a Fosun e os norte-americanos Apollo manifestaram interesse na aquisição do banco, mas as ofertas estão longe da fasquia dos 4.900 milhões. Ora, caso as propostas não melhorem, o resultado final não será positivo e terá impacto para os contribuintes, dá conta o Público.

Ao que tudo indica, a proposta mais atrativa será a da Anbang. Mas fala-se ainda num cheque chorudo da Fosun que está neste momento sob avaliação da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões. Quanto à proposta da Apollo, envolveria outro banco de modo a contornar eventuais reservas à entrega de 18% do mercado bancário a um private equity.

Os candidatos têm agora até 7 de agosto para submeter ao BdP novas intenções vinculativas, sendo que uma parte do valor será para encaixar pelo vendedor e outra para recapitalizar o Novo Banco.

A exigência de novas propostas pode, no entanto, vir a atrasar o fecho da operação até que as condições de mercado se tornem mais favoráveis.

Recorde-se que há exatamente um ano que se deu o colapso do BES, que culminou com a intervenção estatal. O segundo maior banco privado português, que durante mais de uma década foi um centro de poder, faliu com prejuízos históricos de 3.600 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório