Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Prepare-se. Nas próximas semanas andar de transportes não vai ser fácil

Os trabalhadores estão contra as privatizações dos transportes e a subconcessão de empresas.

Prepare-se. Nas próximas semanas andar de transportes não vai ser fácil
Notícias ao Minuto

14:00 - 03/07/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Greve

Trabalhadores de várias empresas públicas do setor dos transportes vão estar em greve nas próximas duas semanas. Os protestos têm como objetivo mostrar o desagrado em relação às privatizações e à subconcessões, avança o Diário Económico.

A partir da próxima segunda-feira, dia 6, começa a greve que só termina a 16. Para esse dia está agendada uma vigília de dirigentes sindicais do setor ferroviário nas estações de Lisboa. Estas ações surgem numa altura em que o Governo está a acelerar os processos de privatização dos transportes públicos.

Recorde-se que a 26 de fevereiro, o Executivo aprovou a subconcessão da Carris e Metro de Lisboa. Além disso, em cima da mesa estão as privatizações da TAP, da CP Carga e da EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário.

Também a concessão da Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) está prestes a chegar a mãos espanholas.

Conheça as paralisações agendadas:

Dia 6: Vigília de dirigentes sindicais do setor ferroviário nas estações de Lisboa (durante a manhã).

Dia 7: Reunião de organizações de trabalhadores que representam os trabalhadores (acontece às 10h00).

Dia 8: Vigília de dirigentes sindicais nas estações do Porto S. Bento e Lisboa, também em Entrecampos (durante a manhã). Greve na EMEF do Entroncamento (duas horas na parte da manhã).

Dia 10: Vigília de dirigentes sindicais na estação Lisboa Santa Apolónia (durante a manhã). Greve na EMEF do Entroncamento (duas horas de manhã).

Dia 13: Plenário dos trabalhadores da Exploração do Metropolitano de Lisboa. Greve na EMEF do Entroncamento (duas horas de tarde).

Dia 14: Plenário dos trabalhadores Oficinais do Metropolitano de Lisboa.

Dia 15: Greve dos trabalhadores da Carris (dura 24 horas). Greve na EMEF do Entroncamento (duas horas durante a tarde). Greve nos Serviços Portugueses de Handling (SPdh) que opera no aeroporto, sobretudo nas áreas de check-in e bagagem (das 15h00 às 18h00).

Dia 16: Greve na CP/Carga (com duração de 24 horas). Concentração de trabalhadores e reformados ferroviários, em frente à sede da CP (10h30).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório