Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Recondução de Carlos Costa vai trazer novos administradores

Governador do Banco de Portugal terá de rever administração. Pela primeira vez, líder do banco central terá poder para nomear diretores.

Recondução de Carlos Costa vai trazer novos administradores
Notícias ao Minuto

08:13 - 29/05/15 por Notícias Ao Minuto

Economia BdP

O governador pode ser o mesmo, mas a administração do Banco de Portugal deverá ser bem diferente a partir do próximo ano. As alterações das regras de nomeação de novos elementos para o conselho que gere o regulador do sistema financeiro em Portugal dão poder a Carlos Costa para nomear os restantes membros do conselho diretivo.

Segundo o Diário Económico, três dos seis atuais membros acabam o mandato em 2016, obrigando à revisão dos cargos. É certo que o vice-governador Pedro Duarte Neves não pode ser reconduzido, por já ter chegado ao limite de dois mandatos consecutivos, mas a situação de Berberan Ramalho e Amaral Tomaz ainda está em aberto.

A escolha está nas mãos de Carlos Costa, que irá decidir a continuidade ou saída dos administradores, sem que o Ministério das Finanças possa intervir formalmente na escolha.

O atual governador foi reconduzido no cargo esta quinta-feira e deverá cumprir mais cinco anos na liderança do Banco de Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório