Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Investigações judiciais no Brasil prejudicam bancos

A agência de notação Fitch considera que as investigações judiciais sobre corrupção em curso no Brasil aumentaram o ambiente de litigância jurídica, podendo dificultar a atividade dos bancos brasileiros durante os próximos tempos.

Investigações judiciais no Brasil prejudicam bancos
Notícias ao Minuto

16:50 - 26/04/15 por Lusa

Economia Fitch

"As novas investigações lançam ainda mais incerteza sobre as já estabelecidas investigações do proceso 'Lava Jato', envolvendo a petrolífera Petrobras e várias das maiores empresas brasileiras, e sobre o processo judicial contra os bancos, por causa da política económica dos anos 90, que ainda aguardam um desfecho do Supremo Tribunal Federal do Brasil", escrevem os analistas da Fitch.

De acordo com esta agência de 'rating', uma das três maiores do mundo, "a mais recente investigação judicial a atingir o Brasil é uma investigação em grande escala sobre corrupção, a respeito de crimes de evasão fiscal e subornos pagos à CARF, o conselho de recurso fiscal", que envolve "várias grandes empresas brasileiras e alguns dos maiores bancos privados no Brasil".

Para os peritos da Fitch, "ainda é cedo para determinar o impacto desta nova investigação aos bancos no Brasil", mas existe o risco de algumas decisões favoráveis às empresas poderem ser revertidas.

"Na maioria dos casos, uma reversão da senteça fiscal [favorável à empresa] não deverá ter um impacto direto no 'rating' dos bancos, mas o processo legal demorado é um fardo que pode prolongar estas disputas por anos, acrescentando custos operacionais" às contas dos bancos, diz a agência.

Numa nota positiva, conclui a Fitch, as novas leis anticorrupção, que entraram em vigor em março, "estão a estabelecer um tom mais agressivo" para a aplicação das ações judiciais e o incentivo às empresas que denunciem práticas de corrupção ou que participem nas investigações "deve ajudar a desencorajar a corrupção".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório