Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

Vaticano e Itália assinam primeiro acordo de colaboração fiscal

O Vaticano e a Itália assinaram hoje o primeiro acordo de colaboração para lutar contra a evasão fiscal, que prevê taxar os rendimentos financeiros dos institutos que têm fundos no banco do Vaticano.

Vaticano e Itália assinam primeiro acordo de colaboração fiscal
Notícias ao Minuto

11:30 - 01/04/15 por Lusa

Economia Rendimentos

A convenção foi assinada pelo arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as relações com os Estados, e pelo ministro da Economia e das Finanças italiano, Pier Carlo Padoan.

No mês passado, o primeiro-ministro italiano, Matteo Rinzi, disse ao semanário L'Espresso que a Itália esperava "recuperar algum dinheiro do Vaticano", ao negociar com o pequeno Estado católico um acordo idêntico aos já assinados com a Suíça, Mónaco e Liechtenstein para lutar contra a evasão fiscal.

"A transparência e a sã colaboração com o Estado italiano" foram os critérios que inspiraram este acordo, declarou o porta-voz adjunto do Vaticano, padre Ciro Benedettini.

A principal novidade deste acordo é a aplicação de impostos, a partir do ano de 2014, sobre os rendimentos financeiros dos institutos que depositaram fundos no Instituto para as Obras Religiosas (IOR), o banco do Vaticano, afirmou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório