Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Voltar a Lisboa com carro velho custa mil euros e pode avariá-lo

Os mêcanicos alertam que os carros antigos não suportam a peça para a redução de emissões.

Voltar a Lisboa com carro velho custa mil euros e pode avariá-lo
Notícias ao Minuto

08:28 - 23/02/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Emissões

A lei que determina que os carros anteriores a 1996 ou 2000 não podem circular no centro de Lisboa, sugere que aqueles que o quiserem fazer instalem um dispositivo redutor de emissões que sejam “homologados pelo Instituto de Mobilidade e Transportes” (IMT). No entanto, existem alguns que podem avariar o seu carro.

O Jornal de Negócios avança que existem cinco dispositivos aprovados, mas destinados a veículos pesados. Contudo, as oficinas alertam de que é possível colocá-los em veículos ligeiros, mas que poderá danificar os veículos antigos.

Para instalar este tipo de filtros terá um custo que ronda os 600 a 700 euros, a que acrescem 100 euros de mão-de-obra. Porém, a oficina Paint Drive, no Porto, informa que “não é possível montar esta peça nos carros antigos”.

“Uma vez aplicaram num Seat Leon e aquilo correu tão mal que foi preciso mudar a centralina”, revela um funcionário ao Jornal de Negócios.

“Na grande maioria dos carros antigos não se justifica aplicar os filtros. Aquilo é um filtro de porcelana que acumula os gases”, que são eliminados através do processo de regeneração. “Mas para se chegar a este processo é preciso conduzir a velocidade elevada durante cerca de meia hora, pelo que em circuito urbano, no para-arranca, isso não acontece”. Caso não se faça a regeneração, o filtro estraga-se. Esta é a explicação do proprietário da Garagem Manique, em Lisboa.

Nesta oficina os preços rondam os 750 euros mais IVA, que acresce mão-de-obra de 150 euros. Num pesado, a instalação pode rondar entre oito mil a dez mil euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório