Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Wall Street encerra em alta acentuada depois de reunião da Reserva Federal

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta acentuada, com os investidores a considerarem que a Reserva Federal (Fed) não mostrou grande pressa em subir as taxas de juro no final da reunião do seu comité de política monetária.

Wall Street encerra em alta acentuada depois de reunião da Reserva Federal
Notícias ao Minuto

22:36 - 17/12/14 por Lusa

Economia Bolsas

A informação final da sessão revela que o Dow Jones Industrial Average valorizou 1,69% (288 pontos), para as 17.356,87 unidades, e o Nasdaq 2,12% (96,48), para as 4.644,31.

Particularmente seguido pelos investidores, o índice alargado S&P 500 registou a sua mais forte subida do ano numa sessão, ao progredir 2,04% (40,15), para os 2.012,89 pontos, superando a barreira dos dois mil pontos.

"O mercado já estava a subir antes do comunicado da Fed e acentuou a subida depois da sua divulgação", destacou Art Hogan, da Wunderlich Securities.

A Fed manteve as suas taxas de juro de referência próximas de zero para apoiar a recuperação da economia, o que já se esperava, mas sobretudo adiantou que seria "paciente" antes de as subir.

O comunicado "não teve grandes surpresas, mas testemunhou talvez uma maior temporização do que a esperada da Fed em relação à subida das taxas", observou Hogan.

A presidente da Fed, Janet Yellen, deu depois "uma conferência de imprensa que foi um sucesso nos mercados", acrescentou.

Yellen considerou em particular "pouco provável" que a Fed comece a subir as suas taxas "durante as duas próximas reuniões" do comité de política monetária (FOMC, na sigla em inglês), o que adia tal eventualidade pelo menos até 18 de março.

"Todos estavam à espera que o FOMC retirasse a referência a um 'período considerável'" do seu comunicado, disse Steven Ricchiuto, da Mizuho Securities. "De alguma maneira, fê-lo, ao substituí-la pela palavra 'paciente'".

"Mas, de imediato, nas linhas seguintes, temperou esta expressão, ao dizer que é totalmente coerente com a expressão anterior", sugerindo que a mudança de expressão não tem efeito, especificou.

"A Fed joga com as palavras para não fazer ondas, e conseguiu-o", resumiu Gregori Volokhine, da Meeschaert Financial Services. A Fed, acrescentou, "joga dos dois lados, o que tranquilizou os investidores".

Entre os outros elementos que sustentaram as cotações durante o dia de hoje, está a aproximação espetacular dos EUA a Cuba, por iniciativa do Presidente norte-americano, Barack Obama, o que beneficiou designadamente as empresas de cruzeiros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório