Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Mosqueira do Amaral diz desconhecer lista de créditos do BES Angola

O ex-administrador não executivo do BES Pedro Mosqueira do Amaral garantiu hoje no parlamento que nunca viu a lista dos créditos concedidos ao BES Angola (BESA), considerando que poucos poderão conseguir identificar os devedores.

Mosqueira do Amaral diz desconhecer lista de créditos do BES Angola
Notícias ao Minuto

19:32 - 17/12/14 por Lusa

Economia Inquérito BES

"Nunca vi a lista, não sei responder onde estão os créditos. E, provavelmente ninguém, ou muito poucas pessoas, devem conseguir responder a isto", afirmou o responsável na sua audição na comissão parlamentar de inquérito ao caso Banco Espírito Santo (BES)/Grupo Espírito Santo (GES).

Pedro Mosqueira do Amaral representa a sua família, aliada histórica dos Espírito Santo, no conselho superior do Grupo Espírito Santo (GES) e tinha funções não executivas na administração do BES.

"Também gostaria de saber onde está o crédito ao BESA", afirmou, referindo-se ao buraco de mais de três mil milhões de euros que o BES foi obrigado a reconhecer face ao crédito concedido à instituição angolana e que chegou a ter uma garantia soberana de Angola, que entretanto foi revogada.

O responsável admitiu ter ficado "bastante contente" quando soube que Álvaro Sobrinho, antigo presidente do BESA, ia ser afastado da liderança do banco angolano cuja maioria do capital era controlado pelo BES.

Segundo Mosqueira do Amaral, Álvaro Sobrinho "não dava informação a ninguém", sem ser a Ricardo Salgado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório