Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

Paga pensões de alimentos? Fique a saber que vai haver mudanças

O Governo quer alterar as regras de tributação das pensões de alimentos. De acordo com o Jornal de Negócios, a partir de janeiro quem paga pensões poderá deduzi-las sem um teto máximo e quem as recebe terá uma taxa de tributação autónoma de 20%, tendo, contudo, a opção de mudar para o novo regime ou continuar com a regra do englobamento.

Paga pensões de alimentos? Fique a saber que vai haver mudanças
Notícias ao Minuto

07:54 - 12/11/14 por Notícias Ao Minuto

Economia IRS

O Jornal de Negócios escreve, esta quarta-feira, que o Executivo de Pedro Passos Coelho quer alterar o regime de tributação das pensões de alimentos já a partir de janeiro.

Assim, a ser aplicada esta medida, quem paga pensões continuará a deduzir 20% do seu valor no IRS, mas com uma alteração: deixará de haver um teto máximo (que atualmente se fixa nos 419,22 euros). Com esta alteração, sai a ganhar quem pagar pensões de alimentos mais altas.

No que a quem recebe diz respeito também há novidades. O contribuinte poderá optar por continuar com o regime atual, isto é, com a regra do englobamento ou poderá mudar para uma taxa de tributação autónoma de 20%.

Recorde-se que, a regra do englobamento implica que as pensões de alimentos sejam integradas no rendimento global do contribuinte, estando então sujeitas às regras gerais do IRS e às taxas progressivas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório