Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 26º

Passos Coelho tranquilo com testes de stress

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse hoje em Bruxelas que o Governo está "tranquilo" com os testes de stress a três bancos portugueses, escusando-se a comentar "especulações" sobre um possível "chumbo" ao BCP.

Passos Coelho tranquilo com testes de stress
Notícias ao Minuto

17:41 - 24/10/14 por Lusa

Economia Primeiro-ministro

"No essencial, a senhora ministra de Estado e das Finanças (Maria Luís Albuquerque) já disse, em nome do Governo português, o que era importante dizer: nós estamos tranquilos com o trabalho que os três bancos portugueses que estão a ser analisados neste exercício têm realizado, e estamos confiantes de que o resultado ajudará a que maior confiança ainda se instale no sistema financeiro português", afirmou, no final de um Conselho Europeu.

Assegurando que, "do lado do Governo, não existe nenhuma intranquilidade nesta matéria", Passos Coelho, questionado pelos jornalistas sobre notícias que apontam para o "chumbo" de um dos três bancos portugueses analisados, designadamente o BCP, escusou-se a comentar "especulações".

"Está a citar alguma informação oficial? O BCE já anunciou formalmente os resultados? Então se não leva a mal, eu não posso responder a essa pergunta, porque não posso responder a especulações, muito menos em matérias desta natureza", concluiu.

Já hoje, também a ministra das Finanças afirmara, em Lisboa, que o Governo está tranquilo com a situação dos bancos portugueses e confiante relativamente aos testes de stresse à Caixa Geral de Depósitos, BPI e BCP.

"O Governo está confiante e tranquilo relativamente ao resultado destes testes que serão divulgados no domingo", declarou Maria Luís Albuquerque aos jornalistas, considerando que os três bancos envolvidos neste exercício "têm feito um trabalho muito consistente, com grandes progressos, muito significativos, em 2014".

De acordo com fonte comunitária, Caixa Geral de Depósitos, BPI e BCP já receberam informação preliminar sobre os resultados dos testes de stresse a que foram sujeitos e cujos resultados definitivos serão divulgados no domingo.

Entre 29 setembro e 10 outubro, responsáveis dos supervisores nacionais e do Banco Central Europeu tiveram reuniões com todos os bancos europeus sujeitos aos testes de resistência e à avaliação de ativos, tendo sido "partilhados os resultados preliminares".

Apesar de os bancos já conhecerem parte dos resultados, de acordo com a mesma fonte, a informação a que tiveram acesso não é completa e não conhecem designadamente os impactos nos seus rácios de capital dos testes de stresse.

Após essas reuniões, cada banco teve dois dias para apresentar comentários sobre a informação recebida.

Os testes de 'stress' foram introduzidos na União Europeia depois da crise financeira de 2007-2008 para assegurar a solvência da banca comunitária.

Feitos em conjunto entre o Banco Central Europeu a pela Autoridade Bancária Europeia, os testes de stresse e a avaliação da qualidade dos ativos abarcam mais de 100 bancos de 22 países europeus.

Os últimos foram realizados em 2011 pela Autoridade Bancária Europeia, tendo chumbado oito dos 90 bancos examinados. No entanto, foram criticados por não terem conseguido detetar falhas em determinados bancos. Por exemplo, o banco franco-belga Dexia passou os testes de stresse de 2011 antes de ter ficado à beira da insolvência.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório