Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

CMVM proíbe vendas a descoberto das ações da PT na terça-feira

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou hoje que decidiu proibir as vendas a descoberto das ações representativas do capital social da Portugal Telecom (PT) durante terça-feira.

CMVM proíbe vendas a descoberto das ações da PT na terça-feira
Notícias ao Minuto

18:45 - 20/10/14 por Lusa

Economia Capital

As ações da PT SGPS, que tem a dívida da Rioforte, encerraram hoje na bolsa de Lisboa a perder 10,05% para 1,092 euros, depois de a meio da sessão ter derrapado quase 30%, tocando o valor mínimo desde que a empresa entrou em bolsa.

Em comunicado, a CMVM anunciou que, tendo em consideração que a flutuação do preço das ações da PT "não pode excluir a ocorrência de um fenómeno de especulação com impacto negativo" e que o limiar para o supervisor poder de restringir temporariamente a venda a descoberto de instrumentos financeiros em caso de diminuição significativa do preço corresponde a uma diminuição de 10% ou mais do preço dos títulos, decidiu proibir vendas a descoberto na terça-feira.

"A proibição das vendas a descoberto das ações representativas do capital social da Portugal Telecom, SGPS no Euronext Lisbon" tem efeitos a partir das 00:00 de 21 de outubro até às 23:59 do mesmo dia, adianta a CMVM.

Esta proibição de vendas a descoberto "não é aplicável à atividade de criação de mercado", acrescenta o supervisor, adiantando que a decisão foi notificada à Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório