Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Salgado defendeu contabilista que 'apunhalou' no momento da crise

Segundo informações a que o i teve acesso, Ricardo Salagdo terá defendido o contabilista Machado da Cruz, meses antes de o considerar culpado pela situação do BES e de o ter afastado das suas funções.

Salgado defendeu contabilista que 'apunhalou' no momento da crise
Notícias ao Minuto

12:48 - 17/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia BES

Os motivos são ainda incertos, mas segundo apurou o jornal i, Ricardo Salgado foi um acérrimo defensor do contabilista Machado da Cruz, a quem culpou depois pela crise do BES, quando a dívida de 1.300 milhões do banco a que presidi se tornou pública.

Em maio, o ex-presidente executivo do BES, em entrevista ao Expresso, acusava o 'comissaire aux comptes' de ser o responsável pelos erros graves que tinham colocado a instituição bancária naquela situação delicada em que se encontrava.

No entanto, em reuniões de janeiro e fevereiro, a atitude de Salgado teria sido bastante diferente. O banqueiro terá protegido Machado Cruz sugerindo que este, apesar de ter errado, seria valioso noutras funções dentro do grupo.

A atitude deixou intrigados os membros do Conselho Superior do GES, que terão questionado Salgado, por diversas vezes, sobre o porquê de defender o contabilista. Mosqueteira do Amaral chegou inclusivamente a pensar que Machado da Cruz estaria ali para ajudá-lo no sentido de arrecadar com todas as culpas, ilibando os restantes elemento daquele órgão.

Refere o i que Salgado terá ainda disponibilizado contactos para que Machado da Cruz conseguisse um emprego para a mulher.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório