Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Relação entre Portugal e México origina negócios de milhões

Portugal e o México vivem um momento de "boas relações" que já resultou na concretização de negócios de milhões de euros nos dois países, afirmou à agência Lusa o embaixador português João Caetano da Silva.

Relação entre Portugal e México origina negócios de milhões
Notícias ao Minuto

10:35 - 30/09/14 por Lusa

Economia Embaixadores

O embaixador de Portugal no México visitou na segunda-feira o 'stand' da "Portugal Connect", que marca presença no Congresso Mundial de Tecnologias de Informação (WCIT), que decorre até quarta-feira, na cidade mexicana de Guadalajara.

João Caetano da Silva guiou ainda o secretário de Economia Federal mexicano, Ildefonso Guajardo Villarreal, numa visita à representação portuguesa, onde realçou a inovação que Portugal exibe por estes dias na cidade capital do Estado de Jalisco.

Em declarações à agência Lusa, o diplomata destacou o "bom momento de relações" entre os dois países, com a realização de várias visitas políticas de alto nível quer por parte do Governo português ao país latino-americano, como do mexicano a Portugal.

"Estas visitas já resultaram em negócios concretos. Durante a visita a Portugal do presidente do México, Peña Nieto, foi anunciada a concretização de cinco grandes negócios em quatro setores estratégicos como as infraestruturas, a energia, ambiente e turismo", salientou. São negócios que, segundo João Caetano da Silva, representam um investimento superior a mil milhões de dólares (cerca de 780 milhões de euros).

O embaixador destacou a aposta de empresas portuguesas neste mercado latino-americano, mas também de empresas mexicanas em Portugal, recordando, por exemplo, o caso da OPA lançada pelo Grupo Ángeles sobre o BES/Saúde, a entrada da empresa ADO no setor dos transportes e a aquisição da Nobre pela Sigma Alimentos.

Em sentido contrário, ainda na segunda-feira, a Mota-Engil anunciou que o México adjudicou a um consórcio por si liderado o troço da autoestrada Tuxpan-Tampico, entre Tuxpan-Ozuluama, no Estado de Veracruz, num investimento global de cerca de 290 milhões de euros.

Esta concessão faz parte do mesmo corredor rodoviário da "Autopista Cardel-Poza Rica", adjudicada à Mota-Engil em maio deste ano.

O embaixador referiu que Portugal definiu como setores estratégicos de investimento as infraestruturas, as energias, as tecnologias de informação e a agenda digital lançada pelo Governo de Peña Nieto.

Em Guadalajara, João Caetano da Silva destacou a importância da missão empresarial portuguesa, que marca presença no WCIT através do projeto "Portugal Connect", lançado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana (CCILM).

O diplomata considerou que a presença nacional neste estado, que é líder nas tecnologias no México, representa "uma oportunidade importante" para as empresas.

"As tecnologias de informação são um setor onde internacionalmente é reconhecido o grande progresso de Portugal e das empresas portuguesas, que se tornaram competitivas e que se estão agora a diversificar os seus mercados", sublinhou.

O coordenado do "Portugal Connect", Pedro Nuno Neto, salientou que o projeto visa a identificação de oportunidades de negócio naquele país latino-americano para as empresas portuguesas a operar no setor das tecnologias de informação que pretendam expandir os seus negócios.

O México, país que é 20 vezes maior do que Portugal e possui cerca de 122 milhões de habitantes, está dividido em 33 estados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório