Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Sobretaxa de IRS: Saiba quanto vai poupar com a descida

O Governo vai avançar com a queda de um ponto percentual na sobretaxa de IRS já no próximo ano. A informação foi noticiada este fim de semana pelo semanário Expresso e dá conta de uma redução de 3,5% para 2,5%. Mas quanto é que os portugueses pouparão com esta medida? O Jornal de Negócios fez as contas para salários entre os 600 os 10 mil euros mensais.

Sobretaxa de IRS: Saiba quanto vai poupar com a descida
Notícias ao Minuto

10:30 - 23/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Contas

A sobretaxa do IRS poderá ficar mais leve já no próximo ano. O Governo já tem em cima da mesa uma proposta que visa a redução deste imposto em um ponto percentual. Segundo o Expresso, que avançou com esta possibilidade no fim de semana, a sobretaxa do IRS passará a ter um impacto de 2,5% no ordenado dos portugueses. Mas, em termos de poupanças, falamos de quanto?

O Jornal de Negócios tabelou o que os portugueses vão poupar com esta redução. As contas foram feitas entre salários de 600 e 10 mil euros. A título de exemplo, num ordenado médio de 1.100 euros, a sobretaxa de 3,5% representa um corte de 38,50 euros mensais, mas com a redução do próximo ano será de 35,30 euros, menos 3,20 euros por mês e 45 euros por ano.

Esta redução pensada pelo Governo é meramente simbólica, uma vez que apenas representa impacto em ordenados acima dos 1.500 euros, quando se verificam poupanças superiores a cinco euros mensais.

Segundo as contas do Jornal de Negócios, num ordenado de 800 euros, a sobretaxa de 2,5% corresponderá a uma poupança mensal de vinte cêntimos. Num de 900 euros, a poupança será de 1,20 euros por mês, pouco mais de 14 euros por ano.

Já num ordenado de 1.200 euros, a poupança será de 4,20 euros por mês, cerca de 50 euros por ano. Se o salário for de 1.500 euros, ao final do ano o contribuinte terá mais 86,4 euros.

Apenas em ordenados acima dos 3 mil euros é que esta medida implicará poupanças mensais acima dos vinte euros – num ordenado de 3 mil euros, os 2,5% resultarão num acréscimo de 21,90 euros mensais e quase 263 euros ao final do ano.

As contas do Jornal de Negócios foram feitas para contribuintes com rendimentos de trabalho dependente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório