Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Trabalhadores da Lusa e RTP solidários com Conselho de Redação da Antena 1

As Comissões de Trabalhadores da agência Lusa e da RTP manifestaram hoje "toda a solidariedade" para com o Conselho de Redação da Antena 1, que se demitiu em protesto contra as alterações na condução das emissões de madrugada.

Trabalhadores da Lusa e RTP solidários com Conselho de Redação da Antena 1
Notícias ao Minuto

20:51 - 13/05/14 por Lusa

Economia Comissões

Num comunicado conjunto hoje divulgado, as comissões de trabalhadores (CT) da rádio e da televisão pública e da Lusa "manifestam toda a solidariedade para com o Conselho Redação (CR) da Antena 1, que se demitiu segunda-feira em protesto contra as alterações na condução das emissões das madrugadas", que, em sua opinião, "colocam em causa a informação da rádio pública".

Num outro comunicado, enviado hoje à sua redação, o CR da Antena 1, refere que o processo de alteração (os animadores saíram de antena, ficando a emissão em piloto automático, excetuando nos noticiários de hora a hora) "foi consumado na madrugada de domingo para segunda-feira, com prejuízo da qualidade do serviço informativo da Rádio Pública, tal como o CR/RDP já havia alertado na sexta-feira, dia 09 de Maio, considerando que a própria lei não foi respeitada".

As CT da Lusa e da RTP consideram que a medida, "além de configurar um insulto aos profissionais da rádio, demonstra profunda falta de respeito para com os ouvintes e uma total insensibilidade sobre o serviço público de Comunicação Social e desconhecimento sobre a forma como deve ser mantida uma emissão em direto que é transmitida para todo o mundo, 24 horas por dia".

O pedido de demissão do CR da Antena 1 é, para as CT da RTP e da Lusa, "um ato de coragem e de grande responsabilidade no sentido da defesa do serviço público de Comunicação Social em Portugal".

Na nota hoje divulgada, as duas CT "reforçam todo o apoio" ao CR da Antena 1 "em todas iniciativas que [este] decidir levar a cabo, incluindo as que já foram anunciadas sobre a eventual queixa ao Sindicato dos Jornalistas e à Entidade Reguladora para a Comunicação Social".

Segunda-feira à noite, no parlamento, questionado pelo Bloco de Esquerda sobre se a Antena 1 "está ou não em automático" durante a madrugada e se confirmava uma eventual demissão do Conselho de Redação da rádio, o presidente da RTP (que engloba os canais de rádio e televisão públicos), Alberto da Ponte, afirmou desconhecer a situação, mas prometeu "averiguar" assim que chegasse à empresa.

No comunicado hoje divulgado, o CR/RDP refere ter sido "informado do interesse da administração em ouvir as [suas] preocupações" sobre esta matéria, na quarta-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório