Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Ministério apresenta erros nas contas dos hospitais

Depois de ser confrontada com erros nas suas contas, a Administração Central do Sistema de Saúde decidiu alterar os dados que se encontravam no site. A entidade afirma, segundo o i, que se tratou de um problema informático da empresa responsável pelas contas.

Ministério apresenta erros nas contas dos hospitais
Notícias ao Minuto

10:34 - 17/04/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Retificação

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) decidiu alterar ontem as contas dos 39 hospitais EPE relativas a dezembro de 2013. Em causa está o facto de o i ter confrontado o organismo com o facto do valor da soma de cada hospital não bater certo com a soma total apresentada.

Vejamos. Em relação aos custos operacionais, a entidade apresentava um valor global de 4795 milhões, ou seja um decréscimo de 50 milhões, em relação em 2012. Já a soma de todos os hospitais anuncia um valor de 4.920 milhões, mais 75 milhões que 2012.

Nos resultados operacionais, o valor divulgado era de 324,6 milhões negativos, o que representava uma melhoria de 48,5 milhões, mas a soma de todos os hospitais é de 326 milhões, ou seja menos 47,2 milhões.

No que diz respeito às dívidas vencidas a fornecedores externos, o montante apontado era de 837,4 milhões, mas o resultado correto será de 875,9 milhões.

O hospital defendia, também, que a dívida vencida não tinha registado nenhuma variação, o que não poderia ser verdade uma vez que o valor de divida vencida em janeiro era de 1.018 milhões.

Por fim, os valores do EBIDTA também não batiam certo, de acordo com i, pois embora a soma dos valores de todos os hospitais totalizasse um valor 155 milhões de euros negativos, as contas apresentadas pelo ACSS eram de 157,1 milhões.

Perante estes dados, a porta-voz do ACSS referiu ao i que os dados colocados no microsite são o resultado de uma falha informática da empresa gestora e não correspondem aos dados reais das instituições, e que está a tentar apurar os responsáveis pelo lapso.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório