Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Schäuble defende compra ilimitada de dívida pelo BCE

O ministro das finanças alemão, Wolfgang Schäuble, defendeu hoje a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de comprar ilimitadamente dívida pública dos países do euro mais vulneráveis no mercado secundário, em declarações à emissora pública Deutschlandfunk.

Schäuble defende compra ilimitada de dívida pelo BCE
Notícias ao Minuto

09:10 - 14/09/12 por Lusa

Economia Euro

A fixação de um limite pelo banco central para a compra de dívida seria um convite aos especuladores", sublinhou o político democrata-cristão.

Schäuble disse ainda que o BCE age de forma independente e cumpriu muito bem o seu mandato nos últimos 10 anos".

Em entrevista ao matutino alemão Sueddeutsche Zeitung, o presidente do BCE, Mario Draghi, defendeu também a política da instituição que dirige, ultimamente muito criticada por alguns políticos alemães, sobretudo depois da decisão anunciada na semana passada de comprar dívida pública de países do euro a cumprir programas de ajustamento no mercado secundário, para os proteger da alta dos juros.

Draghi disse que a desconfiança de muitos alemães dificulta o seu trabalho e prontificou-se a dar esclarecimentos no parlamento alemão, se for solicitado a fazê-lo.

Lamentou também as diferenças opiniões com o Bundesbank (Banco Central Alemão) e com o seu presidente, Jens Weidmann, quando à compra de dívida pública dos países membros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório