Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

GrupoTAP com prejuízos de 136,6 milhões no primeiro semestre

O Grupo TAP encerrou o primeiro semestre de 2013 com um resultado líquido negativo de 136,6 milhões de euros, segundo um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

GrupoTAP com prejuízos de 136,6 milhões no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

07:31 - 30/08/13 por Lusa

Economia Aviação

De acordo com um comunicado do Grupo Parpública divulgado hoje pelo regulador do mercado, o resultado do Grupo TAP nos primeiros seis meses do ano, embora negativo, "é ligeiramente melhor do que o de igual período do ano anterior".

"Esta evolução resulta principalmente do aumento dos rendimentos e ganhos operacionais obtidos no negócio do transporte aéreo", que se traduz num lucro de 36,3 milhões de euros, revela a CMVM.

Quanto à situação financeira do Grupo TAP, "não tendo sido possível concretizar as medidas de recapitalização previstas no quadro da reprivatização da sociedade, continua a registar-se o aprofundamento dos desequilíbrios anteriormente identificados, com a progressiva diminuição dos capitais próprios, que atingem já um montante negativo de cerca de 530 milhões de euros".

Relativamente ao passivo de financiamento do Grupo TAP, verifica-se uma "estabilização dos valores da dívida em cerca de 1.305 milhões de uros, sendo de referir que o empréstimo de curto prazo no montante 100 milhões de euros concedidos pela acionista Parpública se encontrava integralmente amortizado no final do semestre", segundo o documento divulgado pela CMVM.

No passado dia 27 de agosto, a transportadora aérea informou, em comunicado, que a TAP registou um resultado líquido negativo de 111 milhões de euros no primeiro semestre, uma ligeira melhoria face às perdas de 112 milhões do período homólogo, mantendo a expectativa de obter lucros no final do ano.

Já a venda de passagens aéreas cresceu em 41 milhões de euros no mesmo período, para um total de 974 milhões de euros, o que representa um crescimento de 4,4% face a 2012, anunciou a transportadora em comunicado.

No final de junho, as receitas atingiram os 1.094 milhões de euros, contra 1.084 milhões de 2012, mais 10 milhões, enquanto os custos ascenderam a 1.112 milhões de euros, face a 1.098 em igual período em 2012, ou seja mais 1,2 por cento.

Apesar do prejuízo, a TAP realça que "a melhoria das receitas compensou um agravamento de 13 milhões nas variações cambiais bem como os valores correspondentes ao pagamento aos trabalhadores de subsídios não pagos em 2012 devido às mudanças que, nesta matéria, se verificaram na Lei do Orçamento do Estado de 2013".

No final de junho, a TAP S.A. atingiu um total de 4,931 milhões de passageiros, mais 4,8% do que no ano anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório