Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Eduardo Lourenço recebe hoje prémio da Academia Francesa

O filósofo Eduardo Lourenço, de 93 anos, recebe hoje, em Paris, o Prémio de Divulgação da Língua e Literatura Francesas, atribuído pela Academia Francesa, por ter escrito parte da sua obra em francês.

Eduardo Lourenço recebe hoje prémio da Academia Francesa
Notícias ao Minuto

09:10 - 01/12/16 por Lusa

Cultura Filósofo

De acordo com o anúncio da Academia Francesa, feito no passado mês de julho, o crítico e ensaísta português é um dos distinguidos com este prémio, a par do investigador suíço de literatura Jean Paul Barbier-Mueller, da Allaince Française em Abu Dabi, da historiadora italiana Elena Fumagalli e da produtora libanesa de televisão Mona Makki-Gallet.

Estes prémios, criados em 1960 e atribuídos anualmente, são destinados a personalidades francesas ou estrangeiras que tenham prestado serviços excecionais à divulgação da língua e da literatura francesa.

A cerimónia de entrega do prémio vai contar com o ministro português da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, que também estará presente no dia seguinte, na homenagem ao ensaísta português, vencedor do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva 2016, com o caricaturista Plantu, na Embaixada de Portugal em Paris.

Eduardo Lourenço de Faria, nascido em 1923 no concelho de Almeida, distrito da Guarda, frequentou o curso de Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde foi depois professor assistente.

Partiu para França em 1949, onde se encontra radicado até hoje, mas manteve sempre uma forte ligação a Portugal, escrevendo várias obras sobre a sociedade e identidade portuguesa.

Foi leitor de Língua e Cultura Portuguesa nas Universidades de Hamburgo e Heidelberg, na Alemanha, e Montpellier, na França, depois professor de filosofia na Universidade Federal da Baía, no Brasil.

Também foi leitor a cargo do Governo francês nas Universidades de Grenoble e de Nice.

Foi distinguido com vários prémios de ensaio e crítica, entre eles o Prémio Camões em 1996, e o Prémio Pessoa em 2011, e foi condecorado, em Portugal, com a Ordem de Sant'Iago d'Espada, e a Ordem do Infante D. Henrique.

Em França, recebeu a condecoração de Officier de l'Ordre de Mérite, Chevalier de L'Ordre des Arts et des Lettres, e em Espanha a Encomienda de Numero de la Orden del Mérito Civil.

Desde 1999 é administrador não executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, entidade que lançou em 2010 um projeto para a publicação de toda a sua obra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório