Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Documentário 'I love kuduro' mostrado em Nova Iorque

O documentário 'I Love Kuduro', do realizador português Mário Patrocínio, sobre o movimento cultural kuduro, surgido na baixa de Luanda, é exibido na próxima terça-feira em Nova Iorque.

Documentário 'I love kuduro' mostrado em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

15:00 - 13/02/16 por Lusa

Cultura Exibição

A exibição, organizada pelo Arte Institute, acontece nos cinemas Anthology Film Archives, em Manhattan.

O segundo filme do cineasta português conta a história do movimento musical angolano que mistura batidas house e techno com ritmos tradicionais.

Na altura da sua estreia, em 2013, o realizador contou à Lusa que o interesse sobre o estilo cultural africano surgiu ainda durante os tempos de faculdade, nos anos 1990, quando costumava frequentar discotecas com música africana, em Lisboa.

"Tendo alguns amigos angolanos, acabava a frequentar lugares com música africana e surgia sempre aquela curiosidade, de onde vem toda essa alegria, toda essa música, e quem são essas pessoas que fazem [esse som]", disse.

Foram necessários mais alguns anos até que o artista angolano Coréon Dú cruzasse o caminho de Patrocínio "com a mesma paixão de querer contar essa história" para que o projeto começasse a ganhar forma.

"Queríamos descobrir o que aquele movimento estava representando para a juventude angolana, mostrar ao mundo toda aquela cor, aquela mistura daquilo que é contemporâneo com o tradicional", disse Patrocínio.

A história, contada por dez personagens relacionados com o movimento, levou cerca de seis meses de filmagens, feitas num espaço de dois anos, além de uma fase de pesquisa prévia, no qual procuraram as pessoas que iriam compor o enredo.

Entre os escolhidos estão figuras como Hochi Fu, principal 'manager' e produtor do Kuduro em Angola, que regressou ao país após anos de estudo na Europa, Tony Amado, considerado o responsável por dar o nome ao movimento, e Titica, a primeira transexual de Angola.

O projeto foi realizado em parceria entre a produtora portuguesa BRO, fundada por Mário e seu irmão Pedro Patrocínio, e a angolana Da Banda.

Patrocínio é também autor de 'Complexo: Universo Paralelo', documentário filmado em favelas do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório