Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Peripécia abre ateliê de criação teatral em antiga escola primária

A companhia Peripécia abre este mês, na antiga escola primária de Coêdo, Vila Real, um ateliê de criação teatral para crianças, jovens ou adultos, que culmina em junho com a apresentação de um espetáculo desenvolvido pelos participantes.

Peripécia abre ateliê de criação teatral em antiga escola primária
Notícias ao Minuto

14:08 - 07/10/15 por Lusa

Cultura Vila Real

A Peripécia foi fundada em 2004 por dois atores espanhóis e um português - Ángel Fragua, Noelia Domínguez e Sérgio Agostinho - que se instalaram na antiga escola primária da aldeia de Coêdo.

E é lá que vão pôr em funcionamento, durante este mês de outubro, um ateliê de criação teatral.

"O objetivo é aproximar a população da criação, desde os mais jovens aos mais adultos", afirmou hoje à agência Lusa um dos responsáveis pela companhia, Sérgio Agostinho.

As turmas serão organizadas de acordo com a faixa etária dos participantes e as aulas decorrerão semanalmente. O limite de alunos é de 15 por cada turma de crianças, jovens ou adultos.

'O ateliê vai funcionar no nosso espaço de criação teatral, a antiga escola primária, sobretudo para estimular a população desta zona, que é mais rural, fora do centro da cidade. É também com o objetivo de captar essa população para se aproximar mais da arte teatral e de formar potencial público para teatro', salientou.

Esta é também, acrescentou, mais uma oportunidade para que a população possa ter uma atividade de enriquecimento pessoal.

Os participantes receberão formação na área de jogo teatral, mimo de ação, pantomina, técnica da máscara, acrobacia cénica, consciência corporal, voz e improvisação.

A primeira etapa do projeto será centrada na formação nas diferentes áreas e improvisação. Numa segunda etapa, o trabalho estará orientado na criação de cenas a partir das ideias ou temas propostos pelos formandos.

Ao longo dos próximos meses os participantes trabalharão na criação de um espetáculo final, que será apresentado no final do ateliê, em junho.

Os formadores são os atores Sérgio Agostinho e Ángel Fragua.

Este ano a companhia teatral estreou a peça 'Fardo', uma comédia que tem como ponto de partida as tradicionais máscaras de madeira do Carnaval de Lazarim e aborda a morte e a vida rural.

No seu portefólio possuem ainda peças como 'Ibéria -- a louca história de uma península', 'Vincent, Van e Gogh', '1325', 'Novecentos -- o pianista do oceano', 'A cores' ou 'Sou do tamanho do que vejo'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório