Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 18º

Mérida com exposição com 15 tesouros de Portugal

A cidade espanhola de Mérida inaugura hoje uma exposição sobre a Lusitânia romana com 200 peças, 77 delas provenientes de Portugal que incluem 15 tesouros nacionais, anunciou hoje a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Mérida com exposição com 15 tesouros de Portugal
Notícias ao Minuto

06:51 - 23/03/15 por Lusa

Cultura Lusitânia

De acordo com a DGPC, a exposição irá inaugurar no Museo Nacional de Arte Romano (MNAR), em Mérida, e intitula-se "Lusitania Romana: Orígen de Dos Pueblos/Lusitânia Romana: Origem de Dois Povos", organizada em conjunto com o Museu Nacional de Arqueologia (MNAA), em Lisboa, que a recebe em outubro deste ano.

A mostra - concebida para ser apresentada nos dois museus - apresenta-se sob a égide do Governo da Extremadura, e tem a colaboração científica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Na mostra vão estar 200 bens culturais pertencentes a um total de 18 museus e outras entidades, 13 portuguesas e cinco espanholas.

Entre as 77 peças de instituições portuguesas representadas, 15 integram a lista de Bens de Interesse Nacional, vulgarmente designados por "Tesouros Nacionais".

A Lusitânia romana incluía todo o atual território português a sul do rio Douro, a Extremadura espanhola, e parte da província de Salamanca, também em Espanha.

"Lusitania Romana: Orígen de Dos Pueblos/Lusitânia Romana: Origem de Dois Povos" fica em Mérida entre hoje e 30 de setembro, e no MNA, em Lisboa, de outubro de 2015 a meados de 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório