Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Guitarrista Luísa Amaro atua na Índia

A guitarrista e compositora Luísa Amaro atua esta semana no Festival de Música de Goa, na Índia, onde apresentará temas do seu mais recente álbum, ?Argvs?, editado no ano passado, informou a sua discográfica.

Guitarrista Luísa Amaro atua na Índia
Notícias ao Minuto

15:35 - 01/02/15 por Lusa

Cultura Música

A guitarrista, acompanhada por Gonçalo Lopes (baixo contínuo e flauta), atua na terça-feira em Damão, na Índia, e no próximo domingo no Festival de Música N. S. do Monte, em Goa.

Pelo Fesstival têm passado, nos últimos anos, vários artistas portugueses, nomeadamente o guitarrista clássico Pedro Rodrigues, o guitarrista e compositor António Chaínho, e o fadista Marco Rodrigues, entre outros.

À Lusa Luísa Amaro afirmou-se "entusiasmada com o convite" e disse que irá interpretar composições de sua autoria, entre elas, algumas do CD ‘Argvs’.

Luísa Amaro, que toca atualmente guitarra portuguesa e foi a última acompanhadora de Carlos Paredes, afirmou que "este CD é mais denso, que os anteriores, mais introspetivo, e onde a guitarra portuguesa está mais afirmativa, principalmente nos solos".

A compositora definiu o álbum, editado pela Althum, como "uma viagem em que se passa de um tema a outro, como de uma paisagem mediterrânica para outra".

"Este CD é feminino, há nele uma doçura, uma fragilidade e sensibilidade que se notam, por exemplo, em composições como 'Cacilda' ou 'Penélope'", disse a compositora.

O título do álbum - ‘Argvs’ - é o da primeira composição do alinhamento, e remete imediatamente para o imaginário grego e para a 'Odisseia', de Homero. Argvs é o nome do cão do herói lendário Ulisses e o único que o reconhece quando regressa a casa, na ilha de Ítaca, depois da ausência de vários anos.

"Argvs é o símbolo da doçura, e o facto de ser o único a reconhecer Ulisses quando regressa, é algo muito bonito, emotivo e muito triste, e são valores que devemos preservar e que era por aqui que devia ir a Europa", disse Luísa Amaro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório