Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Carlos do Carmo, Manoel de Oliveira e Catarina Sobral distinguidos

O fadista Carlos do Carmo, o realizador Manoel de Oliveira e a ilustradora Catarina Sobral figuram entre os portugueses que viram o trabalho artístico ser reconhecido a nível internacional ao longo de 2014.

Carlos do Carmo, Manoel de Oliveira e Catarina Sobral distinguidos
Notícias ao Minuto

11:33 - 10/12/14 por Lusa

Cultura Estrangeiro

Este ano, as áreas que somaram maior reconhecimento fora de portas, através de prémios, galardões, distinções e insígnias, foram a música, a arquitetura, o cinema, a ilustração e o património.

Carlos do Carmo, com 51 anos de carreira, recebeu em novembro o Grammy Latino de Excelência Musical, pelo "contribuito criativo de excecional importância artística".

Meses antes, em outubro, Mariza, considerada uma das mais internacionais vozes do fado, conquistou o prémio Womex 2014 por ter alcançado "novos patamares artísticos".

No cinema, Manoel de Oliveira, que completa 106 anos no dia 11 de dezembro, recebe em dezembro as insígnias de Grande Oficial da Legião de Honra de França, país que sempre estimou a cinematografia do cineasta português.

A distinção, uma das maiores da república francesa, pretende "recompensar uma personalidade e uma carreira fora do comum".

Entre os prémios que reconheceram o cinema português sobretudo em contexto de festival, destaca-se a passagem de "Cavalo Dinheiro", novo filme de Pedro Costa, pelo Festival de Cinema de Locarno e que lhe valeu o "Leopardo" de melhor realização e o Prémio da Federação Internacional de Cineclubes.

Destaque também para "Alentejo, Alentejo", de Sérgio Tréfaut, premiado na Colômbia, "A campanha do Creoula", de André Valentim de Almeida, que venceu o prémio Doc Alliance 2014, e para "The trail of a tale", de Gonçalo Tocha, distinguido pelo Banco Mundial.

"Luminita", de André Marques, foi premiado na Grécia, "Metáfora ou a tristeza virada ao avesso", de Catarina Vasconcelos, em França e "Pecado Fatal", de Luís Diogo, no Canadá e na Croácia.

Na ilustração, os holofotes centraram-se em Catarina Sobral, Marta Monteiro, João Fazenda e André Letria.

Catarina Sobral venceu em março o prémio internacional de ilustração, de 20.000 euros, atribuído pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália, com o livro "O meu avô".

Marta Monteiro e João Fazenda foram premiados pela publicação norte-americana Communication Arts, enquanto Letria foi distinguido pela revista norte-americana 3x3 com duas medalhas de prata.

Este ano o Grande Prémio Press Cartoon Europe também foi atribuído a Portugal, para o cartoonista Rodrigo de Matos, que venceu com um trabalho que faz referência à crise económica e ao apuramento de Portugal para o campeonato do mundo que decorreu no Brasil.

Uma fotografia de um incêndio que atingiu em 2013 a Serra do Caramulo, valeu ao fotojornalista Nuno André Ferreira o primeiro prémio da Aliança das Agências de Notícias do Mediterrâneo.

Na música, além daqueles dois prémios a Carlos do Carmo e Mariza, o músico Rodrigo Leão foi distinguido pela associação norte-americana de autores, compositores e editores, pela banda sonora do filme "O mordomo".

O festival Jazz em Agosto, organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian, recebeu um prémio de prestígio da associação Europe Jazz Network.

O músico José Mário Branco recebeu o Prémio Tenco, de Itália, e o maestro António Victorino d'Almeida foi condecorado com as insígnias de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras de França.

No património, Portugal recebeu dois prémios da União Europeia para o Património Cultural, intitulados Prémios Europa Nostra, pela Rota Histórica das Linhas de Torres, referente às fortificações do século XIX, e pelo programa radiofónico "Encontros com o Património", da Direção-Geral do Património Cultural e da TSF.

Na arquitetura, a plataforma eletrónica Archdaily atribuiu o prémio "edifício do ano" a quatro projetos portugueses: Chalé das Três Esquinas (Braga), Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal, Escola Brancaamp Freire (Pontinha) e as habitações "Three snake houses", do Pedras Salgadas Park (Bornes de Aguiar).

O projeto de requalificação do Mercado do Bom Sucesso, no Porto, mereceu o Global Award of Excellence, dos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório