Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Fadista Telmo Pires apresenta hoje o novo álbum "Fado Promessa"

O fadista Telmo Pires apresenta hoje na Igreja da Paixão, em Berlim, o seu mais recente álbum, "Fado Promessa", que reflete as suas influências musicais e não se "ajusta a um modelo mais tradicionalista", como afirmou à Lusa.

Fadista Telmo Pires apresenta hoje o novo álbum "Fado Promessa"
Notícias ao Minuto

15:15 - 28/11/14 por Lusa

Cultura Berlim

Este é o terceiro álbum do fadista que o apresentou em Lisboa, em março do ano passado no Teatro do Bairro Alto, e em julho último no Museu do Fado.

Telmo Pires está a realizar uma digressão à Alemanha, que iniciou na passada quinta-feira em Leipzig, e depois da atuação hoje, em Berlim, tem agendado atuações em Schwerin, na Neue Residenz, no sábado, e em Essen, no Teatro Katakomben, no domingo.

Esta não é a primeira vez que o fadista atua na Alemanha, em janeiro de 2012 atuou na capital alemã, e em Essen não atuava desde 2001.

"Vai ser uma emoção subir ao palco do Katakomben, em Essen, cidade onde cresci", disse o fadista à Lusa.

Nesta digressão Telmo Pires é acompanhado por Sandro Costa, na guitarra portuguesa, Cajé Garcia, na viola e Jorge Carreiro na viola baixo.

O álbum começou a ser gravado em outubro 2011, e conta com a participação dos músicos Fernando Silva, na guitarra portuguesa, Luís Pontes, na guitarra acústica, José Canha, no contrabaixo, e Davide Zaccaria, no violoncelo, na produção e na autoria dos arranjos musicais.

Constituído por 10 temas, na maioria assinados por Telmo Pires, o cantor resgatou, do repertório de José Afonso, o poema de Luís de Camões, "Verdes são os campos".

"Este era um tema que eu gostava muito de cantar, daí o ter integrado nesta seleção, assim como dois temas do meu álbum anterior, 'Sinal', o 'Morena' e 'Reis e Rainhas', que canto com arranjos novos", disse o músico.

Outro tema que fez questão de incluir no CD, editado pela germânica TraUmton Records, foi "A voz que tenho", um poema de Luís Ferreira Couto, que canta no Fado Esmeraldinha, de Júlio Proença.

Além do Esmeraldinha, o CD inclui outras melodias tradicionais, designadamente o Fado Primavera, de Pedro Rodrigues, e o Fado Magala, atribuído a Raul Portela.

Telmo Pires assina oito letras e cinco músicas, duas delas em parceria, designadamente "Reis e Rainhas", com Maria Baptist, e "Sonho meu", composto com Davide Zacaria.

Outro tema que o intérprete destacou foi "Os navios", com letra sua e música da canadiana Loreena McKennitt.

Referindo-se a esta opção pelo fado, Telmo Pires afirmou que "era um sonho que acalentava há muito".

"Não cresci em Lisboa, vivi dez anos na Alemanha, logo o meu fado expressa essas influências, não se ajusta a um modelo mais tradicionalista", disse o músico à Lusa.

"Fado Promessa" é o terceiro álbum do intérprete, mas o primeiro "totalmente feito e produzido em Portugal", disse Telmo Pires.

Ainda no tocante ao álbum, o músico sublinhou o trabalho do técnico de som António Pinheiro, que também gravou António Variações e os Madredeus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório