Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Orquestra de Jazz de Matosinhos no Voll-Damm de Jazz

A Orquestra de Jazz de Matosinhos, com o guitarrista Kurt Rosenwinkel, estreou na noite de quinta-feira o que deverá ser uma residência regular no Voll-Damm Festival Internacional de Jazz de Barcelona, com um concerto na mítica sala Barts.

Orquestra de Jazz de Matosinhos no Voll-Damm de Jazz
Notícias ao Minuto

17:09 - 31/10/14 por Lusa

Cultura Barcelona

Depois de em março se ter estreado em Barcelona - com um concerto num dos espaços mais emblemáticos da noite da cidade, a sala Luz de Gas - a OJM estreia agora o projeto que começou há sete anos com o guitarrista.

Um concerto com a sala a dois terços que serviu de apresentação do álbum "Our secret world", com temas como "Zhivago", "Dream of the Old" e "Path of the Heart" entre os mais aplaudidos.

No mesmo palco em que hoje estará a espanhola Pastora Soler e na próxima semana o duo Angus & Julia Stone, a OJM deu-se a conhecer a um público com quem espera agora cimentar uma relação.

Pedro Guedes, um dos responsáveis do OJM - a par de Carlos Azevedo - disse à Lusa que se espera para breve um protocolo que permitirá à orquestra, que tem como 'sede' a Casa da Música no Porto, estar mais ligada a este festival catalão.

Esse protocolo, que poderá estar em vigor já na próxima edição, permitirá que a orquestra portuguesa faça uma residência no festival, um dos mais prestigiados a nível internacional.

Criada em 1999, a OJM iniciou a sua atividade como uma orquestra de autores, divulgando as composições e arranjos dos seus diretores Pedro Guedes e Carlos Azevedo, consolidando-se como uma das formações mais dinâmicas do jazz português atual.

Porto 2001 e um primeiro protocolo com a Casa da Música permitiram ampliar a fama de trabalhos e projetos da OJM, com o desenvolvimento de projetos diversificados em colaboração com músicos de grande reconhecimento.

Os projetos que tem desenvolvido já a levaram a partilhar o palco com os agrupamentos Remix Ensemble, Orquestra Nacional do Porto e Quarteto de Cordas de Matosinhos.

Trabalhou com solistas, compositores e maestros de prestígio como Ingrid Jensen, Bob Berg, Conrad Herwig, Mark Turner, Rich Perry, Steve Swallow, Gary Valente, Dieter Glawischnig, Carla Bley, Stephan Ashbury, Chris Cheek, Ohad Talmor, Joshua Redman e Andy Sheppard e as cantoras Dee Dee Bridgewater, Maria Rita e Maria João.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório