Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Honrado quer "fazer crescer" Teatro Nacional D. Maria II

O futuro presidente do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II, Miguel Honrado, que toma posse em janeiro de 2015, afirmou hoje, em Lisboa, que aceitou "um desafio muito interessante" e pretende "fazer crescer" a entidade.

Honrado quer "fazer crescer" Teatro Nacional D. Maria II
Notícias ao Minuto

17:04 - 30/10/14 por Lusa

Cultura Presidentes

Miguel Honrado, que se mantém até ao final do ano como presidente da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), da Câmara Municipal de Lisboa, falava aos jornalistas à margem da conferência internacional "Património Cultural e Turismo: Conceitos, realidades e perspetivas", que decorre hoje na Universidade Lusófona.

"É um desafio muito interessante que me colocaram, e que eu agarrei", comentou o responsável sobre a sua nomeação, esta semana, pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, que nomeou para a direção artística o encenador Tiago Rodrigues.

Tiago Rodrigues irá substituir no cargo o encenador João Mota, de 72 anos, que desempenhava o cargo desde finais de 2011, data em que Carlos Vargas, também passou a estar à frente do conselho de administração.

"O Teatro Nacional D. Maria II é uma entidade e organização cultural de primeira grandeza na cidade de Lisboa e no país e é importante trabalhar nesse projeto no sentido de o fazer crescer", declarou, acrescentando que pretende "dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelas anteriores direções e administrações".

Escusando-se a adiantar pormenores do projeto que tem em vista para o D. Maria II, Miguel Honrado disse ainda que pretende "colocá-lo num estatuto daquilo que é um teatro nacional".

Miguel Honrado, de 49 anos, presidente da EGEAC desde 2007, foi presidente da Iris-Associação Sul-Europeia para a Criação Contemporânea, entre 2006 e 2007, e exerceu, de 2003 a 2006, as funções de Diretor Artístico no Teatro Viriato, em Viseu.

Foi diretor de produção no Teatro Municipal S. Luiz, na 1.ª Edição do "Festival dos Oceanos" e, entre 1996 e 1998, foi responsável pela produção cultural do Festival dos Cem Dias.

Miguel Honrado já esteve no TNDM em 1994, onde desenvolveu a programação internacional na área do teatro, no âmbito de Lisboa 94-Capital Cultural da Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório