Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Coro Gulbenkian faz estreia mundial de peça em Macau

O Coro Gulbenkian faz a estreia mundial de 'Pequeno Poemário de Pessanha' na quinta-feira em Macau, para assinalar os 50 anos da formação e prestar "uma homenagem à cultura de Macau e a Camilo Pessanha".

Coro Gulbenkian faz estreia mundial de peça em Macau
Notícias ao Minuto

16:10 - 14/10/14 por Lusa

Cultura Música

Na Região Administrativa Especial chinesa para participar no Festival Internacional de Música, o coro apresenta dois concertos, um de música sacra na quarta-feira e outro, na quinta-feira, que visita 'vilancicos negros' (textos dos jesuítas com propósitos evangelizadores), e poemas de Camilo Pessanha.

O 'Pequeno Poemário de Pessanha' foi encomendado ao compositor Eurico Carrapatoso, para o aniversário do coro.

"Pegou nesses poemas e visitou-os de uma maneira extraordinária, mantendo o caráter muito onírico, muito poético, muito lírico", explicou o maestro Jorge Matta.

"São poemas com um ambiente bastante oriental, acho que isso vai ser bastante visível quando ouvirem a obra", apontou.

A peça estava agendada para estrear em Lisboa, mas a apresentação inaugural acabou por mudar para Macau devido ao convite para a participação no festival.

"Achámos bem trazer as peças para aqui porque são peças que têm que ver com Macau. Aproveitamos a ocasião e prestamos, até certo ponto, uma homenagem a Macau, à cultura de Macau e a Camilo Pessanha", disse Jorge Matta, lembrando a ligação do poeta pelo território, onde passou grande parte da sua vida e acabou por morrer.

O primeiro concerto, totalmente dedicado à música sacra, decorre na Igreja de São Domingos, um dos ex-libris da cidade, e incluirá interpretadas obras de Johann Sebastian Bach, de Francisco António de Almeida e de Gabriel Fauré.

O maestro Michel Corboz explicou o porquê da escolha do local, afirmando que "a música religiosa foi concebida para ser tocada na igreja, pensando em cada pedra da igreja, na acústica e no ambiente de oração".

No Coro Gulbenkian há 45 anos, Michel Corboz olha com satisfação para o desenvolvimento da formação, que garante continuar a atrair público.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório