Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 18º

Exposição com tesouros do Kremlin na Gulbenkian

Uma exposição com um conjunto 66 tesouros da coleção do Kremlin de Moscovo, que inclui joias, tecidos e armas, vai ser hoje inaugurada, às 18:30, no Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Exposição com tesouros do Kremlin na Gulbenkian
Notícias ao Minuto

06:12 - 27/02/14 por Lusa

Cultura Lisboa

O conjunto estará patente ao público a partir de sexta-feira, na sala de exposições temporárias do museu, no âmbito da exposição "Os Czares e o Oriente - Ofertas da Turquia e do Irão no Kremlin de Moscovo".

De acordo com a Fundação Calouste Gulbenkian, é a primeira vez que o acervo oriental desta coleção, constituída fundamentalmente pelas luxuosas ofertas aos czares provenientes do Irão safávida e da Turquia otomana dos séculos XVI e XVII, é mostrado na Europa, fora dos Museus do Kremlin.

Considerado único entre as coleções museológicas do mundo, este acervo inclui tecidos, armas, arreios de cavalo e joias, objetos que durante muito tempo foram essenciais na vida quotidiana da corte russa, usados como adornos nos atos oficiais dos czares, nas campanhas militares e cerimónias religiosas nas igrejas do Kremlin.

A seleção de 66 peças é proveniente essencialmente do Irão, Turquia e Rússia.

Comissariada por Inna Vishnevskaya, Olga Melnikova e Elena Yablonskaya, a exposição "Os Czares e o Oriente - Ofertas da Turquia e do Irão no Kremlin de Moscovo" vai estar patente no Museu Calouste Gulbenkian até ao dia 18 de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório