Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

YouTube promoveu teoria da conspiração sobre tiroteio na Flórida

O Facebook também promoveu os mesmos vídeos na sua secção ‘trending’.

YouTube promoveu teoria da conspiração sobre tiroteio na Flórida

O YouTube e o Facebook ajudaram a promover vídeos onde é sugerido que um dos sobreviventes do tiroteio que teve lugar em Parkland, na Flórida, é um ator pago. Os vídeos chegaram às secções ‘trending’ das respetivas plataformas onde reuniram milhares de visualizações.

Entretanto os vídeos foram prontamente removidos tanto pelo YouTube como pelo Facebook, com a plataforma de vídeos da Google a ter enviado um comunicado ao Business Insider.

“O vídeo nunca devia ter aparecido [na secção] Trending. O nosso sistema enganou-se a classificá-lo porque o vídeo continha imagens de uma fonte autorizada de notícias. Assim que nos apercebemos do vídeo, removê-lo do Trending e do YouTube por violar as nossas políticas. Estamos a trabalhar para melhorar os nossos sistemas daqui para a frente”, pode ler-se no comunicado.

O Facebook também fez um comunicado sobre o sucedido, classificando as imagens que procuram atacar as vítimas do tiroteiro como “abomináveis”.

O facto de empresas como o YouTube ou o Facebook recorrerem a algoritmos para filtrarem os vídeos que são introduzidos nas suas plataformas tem motivado uma grande dose de críticas. Esta é mais uma polémica com que as duas empresas terão de lidar nas próximas semanas.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório