Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 26º

Falta de confiança na internet afasta pessoas das compras online

Quase metade dos inquiridos num questionário da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) informou não fazer compras na internet por falta de confiança, mostrando a crescente preocupação com segurança online.

Falta de confiança na internet afasta pessoas das compras online
Notícias ao Minuto

19:05 - 24/04/17 por Lusa

Tech Inquérito

Divulgado hoje, durante a semana do comércio eletrónico, em Genebra (Suíça), o inquérito global sobre segurança e confiança na Internet mostrou que quem está preocupado com a sua privacidade elege como principais ameaças os 'ciber' criminosos (82%), as empresas da Internet (74%) e os governos (65%).

Além dos 49% dos inquiridos que evita o e-comércio, o inquérito revela que 86% na China, Índia e Indonésia conta realizar pagamentos por telemóvel no próximo ano, enquanto apenas 30% revela que o fará em França, Alemanha e Japão. Globalmente, 55% dos inquiridos indicou preferir comprar online no seu país.

No comunicado divulgado sobre o inquérito lê-se que a "falta de confiança deverá manter as pessoas afastadas de plataformas de comércio eletrónico no Médio Oriente, África e América Latina, indicando que os potenciais ganhos não são distribuídos equitativamente por todo o mundo".

"A alma da Internet é a confiança e, quando isso for deteriorado, as consequências para a economia digital são quase irreparáveis", comentou, por seu lado, Osler Hampson, um dos responsáveis do Centro para Inovação Internacional de Governança (CIGI, em inglês), outra das entidades promotoras do inquérito.

Shamika N. Sirimanne, da UNCTAD, notou que os resultados do inquérito mostram a "importância de ter uma proteção adequada do consumidor e de dados".

O inquérito incluiu cerca de 24.200 utilizadores de Internet em 24 países e foi feito pela empresa Ipsos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório