Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Nas mãos de hackers, os carros conetados podem vir a ser uma arma

Investigadores de segurança já provaram que é possível invadir os sistemas de controlo de veículos.

Nas mãos de hackers, os carros conetados podem vir a ser uma arma
Notícias ao Minuto

06:30 - 13/02/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Hackers

A indústria automóvel está a rumar para uma realidade onde os condutores poderão confiar o controlo dos veículos a inteligências artificiais enquanto se focam ou em trabalho ou no entretenimento para passar o tempo. Nem tudo são rosas, uma vez que esta realidade e carros conetados à internet podem vir a resultar em desgraças.

Como conta a Wired, com carros mais conetados haverá cada vez mais vulnerabilidades nos sistemas informáticos de veículos. O Android Auto e o CarPlay da Google e da Apple (respetivamente) empregam uma estrutura semelhante a smartphones com existência de aplicações. Tendo em conta que os smartphones usam a mesma estrutura, quem diz que os carros não terão o mesmo nível de segurança? Afinal, todos os temos sabemos de casos de vulnerabilidades em sistemas operativos e de aplicações.

Mais grave é a possibilidade de, em vez de acederem simplesmente a informações de navegação e dados pessoais dos condutores, os hackers chegarem a tomar controlo do veículo propriamente dito. Já houve casos de especialistas de segurança informática que conseguiram aceder aos sistemas informáticos de veículos, uma capacidade que tem tendência a disseminar-se à medida que a indústria automóvel ‘caminha’ nesta direção.

Surge assim a possibilidade de carros virem a ser utilizados como uma arma. Colocando-se a hipótese de um carro poder ser controlado remotamente, será possível levar a cabo assassinatos recorrendo apenas ao próprio veículo. Pior, os responsáveis nem terão de estar no local e a resolução do crime apresentará séria dificuldades às autoridades.

Com os carros autónomos a chegarem dentro dos próximos anos às estradas torna-se cada vez mais urgente criar a legislação necessária para prevenir esta realidade. Não só isso, as autoridades deverão estar suficientemente atualizadas para que possam lidar com este tipo de automóveis.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório