Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Voo privado com astronautas sauditas regressou da Estação Espacial

Um voo privado que transportava dois astronautas sauditas e outros passageiros regressou à Terra na noite de terça-feira, após uma viagem de nove dias à Estação Espacial Internacional.

Notícias ao Minuto

07:29 - 31/05/23 por Lusa

Tech Espaço

A cápsula da SpaceX que transportava os quatro passageiros pousou de paraquedas no Golfo do México, perto de Panhandle, no estado norte-americano da Florida, 12 horas depois de desacoplar do laboratório em órbita.

Patrocinada pelo governo saudita, Rayyanah Barnawi, uma investigadora de células estaminais, tornou-se a primeira mulher do reino a ir ao espaço. A Barnawi juntou-se Ali al-Qarni, um piloto de caças da Real Força Aérea Saudita.

Barnawi limpou as lágrimas enquanto terminava as experiências pelas quais era responsável e se preparava para deixar a estação espacial.

"Todas as histórias têm um fim e este é apenas o início de uma nova era para o nosso país e para a nossa região", disse, na segunda-feira.

A completar a equipa estava o empresário John Shoffner, antigo piloto e promotor de uma equipa de corridas de automóveis desportivos que compete na Europa, e a acompanhante Peggy Whitson, a primeira mulher comandante da estação, que detém o recorde dos EUA de maior tempo acumulado no espaço: 665 dias, e que agora trabalha para a Axiom Space, a companhia que fretou o voo.

Este é o segundo voo privado para a estação espacial organizado pela companhia sediada em Houston. O primeiro foi efetuado no ano passado por três homens de negócios, com outro astronauta reformado da NASA. A empresa planeia começar a acrescentar os seus próprios quartos à estação dentro de alguns anos, acabando por transformá-la num posto avançado autónomo, disponível para aluguer.

Notícias ao Minuto© SpaceX  

Notícias ao Minuto© SpaceX  

Notícias ao Minuto© SpaceX  

Notícias ao Minuto© SpaceX  

Notícias ao Minuto© SpaceX  

Notícias ao Minuto© SpaceX  

Leia Também: Estas podem ser as imagens mais belas do Espaço que já viu

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório